Geral

Festejos Farroupilhas do Paranhana movimentam a sede campestre do CTG em Taquara

Programação segue até o próximo dia 20 de setembro.
Cavalgada de Condução da Chama Crioula. Divulgação/Mateus Portal

O 11º Festejos Farroupilhas do Paranhana, que acontece em Taquara, até o dia 20 de setembro, iniciou no sábado, 9, com a Cavalgada de Condução da Chama Crioula. Mais de uma centena de cavaleiros conduziram a chama que veio de Mostardas, até a sede campestre do CTG O Fogão Gaúcho, onde se realiza o evento. Durante a solenidade de abertura, autoridades e representantes tradicionalistas realizaram a cerimônia de fusão da Chama Crioula e da Chama da Pátria – retirada no dia 7 de setembro – originando a chama dos Festejos Farroupilhas do Paranhana.

Este ato, segundo o vice-presidente artístico do MTG, José Roberto Fischborn, revive o ano de 1947. “Foi pela iniciativa de alunos do Colégio Julinho que, hoje, reverenciamos as tradições e as realizações do povo gaúcho. Foi num ato simples em que Paixão Cortes e sete amigos, denominados Grupo dos 8, tiveram a iniciativa de retirar uma centelha da chama da Pátria e armazená-la, de 13 a 20 de setembro, simbolizando o início e o fim da Revolução Farroupilha, dando início ao movimento conhecido por tradicionalismo gaúcho”, destacou Fischborn.

Acendimento da Chama dos Festejos, onde foi feita fusão da chama trazida de Mostardas e da chama da Pátria. Divulgação/Mateus Portal

Autoridades destacam a importância dos Festejos Farroupilhas do Paranhana
“Este evento vem crescendo graças as pessoas que se dedicam a ele. Sinto-me muito feliz pela Administração Municipal ser parceira a cada ano. Mas, o que tem de mais importante, mais especial neste grandioso evento são as oficinas realizadas durante a semana, o verdadeiro trabalho acontece com as crianças, com os alunos, aprendendo a lida do gaúcho, a tradição gaúcha, e isso nos enche de orgulho”. (prefeito de Taquara, Tito Livio Jaeger Filho)

“É sempre um momento especial, não vemos a hora de chegar o acampamento, porque além do tradicionalismo, das oficinas culturais que são feitas para as crianças, também é um momento de encontro com os amigos. Aqui é um grande encontro da família. Quando termina um evento, a organização já começa a elaborar o próximo ano. Percebemos que o evento deu certo pela união e pelo companheirismo entre todos”. (vereador Guido Mário Prass Filho)

“Falar dos festejos é falar um pouquinho da história de cada um que está aqui, daqueles já passaram por aqui. O sucesso dos festejos é uma soma de muitas mãos, temos o setor público apoiando, o setor privado e o mais importante a comunidade, a sociedade envolvida. O evento vem numa busca de melhorar cada ano, mas o principal é o compromisso com a tradição”. (vice-presidente artístico do MTG, José Roberto Fischborn)

“Que esta chama possa iluminar a todos nós, que tenhamos um grande evento, e que possamos aproveitar, confraternizar, que é isso o que precisamos. Parabenizo toda a organização, pois o trabalho é bastante árduo, precisa de empenho, de dedicação para que o resultado positivo seja uma constante a cada nova edição”. (coordenador da 22ª Região Tradicionalista, Leandro da Silva Pacheco)

“Saúdo e agradeço a todos que acreditam nos Festejos Farroupilhas do Paranhana e que trabalham intensamente para o evento atingir seus objetivos a cada novo ano. Espero que tenhamos uma festividade harmoniosa e que possamos transmitir ensinamentos e conhecimentos a todos que por aqui passarem durante estes 11 dias, principalmente às crianças que participarão de inúmeras atividades direcionadas ao tradicionalismo gaúcho”. (presidente da Associação Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana, Fernando Kirsch)

A abertura oficial contou também com a presença das seguintes autoridades: 3ª Prenda Juvenil do RS, Júlia Calvi da Silva; patrão do CTG, Auro Paulo Sander; patrão da Associação Recanto Galponeiro, Aécio Gampert; Vice presidente da Ordem dos Cavaleiros do RS e conselheiro suplente do MTG, Marco Aurélio Angeli; representando o comando da Brigada Militar, o soldado Da Silva; secretário de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda; secretário de Obras e Serviços Urbanos, Luiz Hennemann; vereador Daniel Laerte Lahm (Preto).

Veja em vídeo a cobertura da solenidade de abertura:

Apresentações artísticas e musicais

Arremesso com funda durante o Recanto Integração. Divulgação/Mateus Portal

Além de espetáculos musicais com renomados cantores tradicionalistas, o evento traz apresentações artísticas grupos de dança gaúcha dos CTGs da região, bem como há o Recanto Integração, Oficinas Culturais, Recanto Culinário e a Sessão da Câmara Municipal de Vereadores.

A apresentação artística, do primeiro dia dos Festejos Farroupilhas do Paranhana, ficou por conta do grupo de danças gaúchas do CTG Querência do Mundo Novo, de Três Coroas. Para os espetáculos musicais, o evento trouxe o cantor Amendoim e Érlon Péricles – um dos grandes cantores do meio tradicionalista que já apresentou-se em outras edições dos festejos. “Cantando aqui me sinto em casa”, afirmou Érlon. O sábado finalizou com o baile com o grupo Os Tiranos.

Já no domingo, apresentou-se o grupo de dança gaúcha Sementes da Tradição e o cantor Luiz dos Reis. A tarte foi também de muita brincadeira com o Recanto Integração – momento em que os participantes dos ranchos disputam provas ligadas ao campo.

Apresentação do CTG Querência do Mundo Novo. Divulgação/Mateus Portal

 

Apresentação do grupo de dança gaúcha Sementes da Tradição. Divulgação/Mateus Portal