Geral

Frente Parlamentar promove 16 dias de ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Iniciativa terá eventos até o dia 10 de dezembro em Taquara.
Delegado Ivair Matos, vereadora Mônica e Lurdes, da Frente Parlamentar, acertaram realização de exposição na sede da Polícia Civil.

Criada neste ano pela Câmara de Vereadores de Taquara, a Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres terá seu primeiro evento mais forte a partir da próxima semana. A presidente da Frente, vereadora Mônica Facio (PT), destaca que a iniciativa visa a conscientizar a população sobre a criminalidade contra as mulheres, que possui índices elevados no Brasil e, também, na região. Contabilidade realizada pela Frente neste ano mostra que, na região, pelo menos 10 casos de feminicídio foram registrados desde o começo deste ano.

Em entrevista ao programa Painel 1490, da Rádio Taquara, a vereadora Mônica contou que a mobilização “16 dias de ativismo” acontece anualmente para o enfrentamento à violência de gênero, sendo organizada por sociedade civil e poder público. Em Taquara, a coordenação da atividade ficou a cargo da Frente Parlamentar, que contou com o engajamento de várias outras organizações. Mônica explicou que, no mundo todo, a mobilização inicia no dia 25 de novembro, data internacional da Não Violência contra a Mulher. Contudo, no Brasil, a programação passou a ter início no dia 20 de novembro, data da Consciência Negra, levando em conta a exclusão sofrida pela mulher negra, um problema histórico do país.

A programação de Taquara começará na segunda-feira, dia 20, às 15 horas, na Câmara de Vereadores, com o debate “O protagonismo e lutas da Mulher Negra”. Haverá roda de conversa com o Coletivo Afro Juventude Hamburguense e apresentação do trabalho de pesquisa da estudante de História Solange Benck, que trata “Mulheres Guerreiras do Vale do Paranhana”. Na terça-feira, no prédio da Justiça do Trabalho, haverá o debate “A violência contra a mulher no Mundo do Trabalho”, sob coordenação dos magistrados e funcionários do Judiciário trabalhista. A atividade acontecerá a partir das 19 horas. A programação seguirá até o dia 5 de dezembro.

Paralelamente às primeiras ações, na segunda-feira, dia 20, será aberta exposição na Delegacia de Polícia de Taquara com o tema “O Silêncio Também é Uma Arma”. A mostra de fotos é organizada pela delegada Carolina Funchal Terres e pelas fotógrafas Fabiane Guedes e Pamela Lazaron. O trabalho mostra imagens de objetos usados em agressões a mulheres e que foram apreendidos pela Polícia Civil. A exposição segue até o dia 24, em Taquara, e terá abertura oficial às 15 horas da quarta-feira.

Confira entrevista em vídeo com a vereadora Mônica divulgando a programação: