Destinado a homenagear os trabalhadores, o 1º de maio se tornou uma data emblemática na luta da classe em busca dos seus direitos. O Dia do Trabalho, como é conhecido, é comemorado internacionalmente desde 1886, quando milhares de trabalhadores foram às ruas de Chicago (EUA) reivindicar melhores condições.
Para o presidente do Sindicato dos Sapateiros de Parobé, João Pires, embora estejamos em 2012, os trabalhadores continuam sem ter muito a comemorar, a não ser o dia de descanso. “As ameaças são muito grandes e os direitos trabalhistas diminuem a cada ano. Por isso, eu me incluo nos dirigentes sindicais que tentam manter os direitos dos trabalhadores”, disse.
A importância do trabalhador do campo é apontada pelo presidente dos Trabalhadores Rurais de Taquara, João Carlos de Brito. “Eu considero a nossa categoria uma das mais importantes, pois somos nós que produzimos o alimento. Se tem comida na mesa dos demais trabalhadores é por que existe alguém operando um trator ou com uma enxada na mão”.


