Cultura e Lazer Geral
  FESTEJOS FARROUPILHAS

14º Festejos Farroupilhas do Paranhana está confirmado e ocorrerá entre os dias 9 a 20 de setembro

Melhorias estão sendo promovidas na infraestrutura do local do evento
Fotos: Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Após dois anos sem ser promovido, por causa da pandemia do coronavírus, está confirmada a realização do 14° Festejos Farroupilhas do Paranhana, na Sede Campestre do CTG O Fogão Gaúcho (ERS 115 – Km2), entre os dias 09 a 20 de setembro de 2022. Com a temática “A tradição que nos une”, um dos maiores eventos tradicionalistas da região retornará com muitas novidades, o que promete fazer desta edição uma das mais visitadas pela comunidade.

Em sua retomada, a entrada gratuita para o evento será estendida também para o estacionamento, que será liberado aos visitantes, segundo menciona o presidente da Associação Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana (AAFFP), Juliano Barbosa.

“Estamos muito felizes em anunciar à comunidade que o Festejos Farroupilhas do Paranhana está de volta. Estávamos aguardando este momento e trabalhamos muito para que fosse realizado. Enfrentamos um período bem conturbado onde tantos ficaram para trás, mas com o apoio da comunidade certamente será um grande sucesso”, menciona Juliano.

Outra novidade é na infraestrutura do local. Além de um palco novo construído pela Associação, com apoio total dos ranchos que integram o evento, também está sendo construído um piso de PVS no pavilhão principal, com investimento feito com o auxílio da Prefeitura de Taquara e da Câmara Municipal de Vereadores. Antes de chão batido, agora o piso será de concreto com maior durabilidade, fácil manutenção, deixando o espaço mais acolhedor para os visitantes.

“A Associação se mobilizou foi atrás na busca de apoio para a realização desta obra. O pavilhão de shows deixará de ser chão batido. Um investimento importante para todos, sede, CTG, comunidade, que qualificará o espaço e que poderá ser usado em vários outros eventos”, observa o presidente da Associação Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana.

“É um orgulho para mim, enquanto gestora municipal participar desta edição dos Festejos Farroupilhas do Paranhana em que algumas mudanças positivas e significativas à comunidade poderão ser presenciadas. Este é um evento de renome em nossa região, um evento que a população se identifica. Esperamos toda a comunidade para vivenciar conosco a cultura do nosso Estado”, destaca Sirlei Silveira, prefeita de Taquara.

O 14º Festejos Farroupilhas do Paranhana tem a organização da Associação Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana, com o apoio da Prefeitura Municipal de Taquara, Câmara Municipal de Vereadores e Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), e patrocínio de Colorgraf Gráfica e Editora, Openfield Calçadista e FH Comassetto, além de financiamento do Pró-Cultura/RS – Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Estado da Cultura. O evento também conta com o apoio cultural do Sicoob.

Programação Musical

A programação musical contará com talentos da música gaúcha, como Elton Saldanha, Joca Martins, Walter Moraes, Grupo Quero Quero e Os Fagundes. Quem gosta de uma bailanta poderá prestigiar os bailes com os grupos Pilcha Nova, Q Momento Nativo e Augusto Camargo e Banda. O evento traz ainda o espetáculo com o humorista Paulinho Mixaria.

“O Elton era sempre no último dia, fechava o evento, este ano ele vai abrir os Festejos, temos muito a agradecer a ele e aos músicos que foram parceiros. Alguns nomes mantivemos na programação e mudamos outros, oportunizando que os visitantes conheçam outros nomes da nossa cultura”, revela Juliano.

Desfile Farroupilha

Como de costume, os Festejos Farroupilhas contarão com dois desfiles, um que inicia e outro que encerra o evento em Taquara. No dia 09 de setembro, às 17h, ocorrerá o desfile da Chama Crioula, saindo da Brigada Militar e passando pelas principais ruas do Município, até a sede campestre do CTG O Fogão Gaúcho, seguindo com a solenidade oficial, às 20h, com a presença da prefeita Sirlei Silveira e demais autoridades municipais.

As comemorações farroupilhas encerram no dia 20 de setembro, com o desfile pelas ruas da cidade, com início às 9h.

Oficinas Culturais e Recanto Cultural

“Os momentos mais importantes dos Festejos Farroupilhas são aqueles em que a cultura e a tradição gaúcha são repassadas às novas gerações. O trabalho com as crianças é o grande incentivador de tudo”, salienta o presidente Juliano, comentando sobre as atividades destinadas aos estudantes das redes de ensino municipal, estadual e particular de Taquara e das demais cidades do Vale do Paranhana.

Todos os anos, centenas de crianças, adolescentes e jovens, acompanhados dos professores, adquirem conhecimentos, aprendem as lidas campeiras e se envolvem na cultura e na tradição gaúcha em momentos lúdicos preparados por instrutores qualificados da região.

As oficinas culturais ocorrem de segunda a quinta-feira, durante o período da tarde, e o Recanto Cultural, que em edições passadas era realizado na quarta-feira, este ano ocorrerá no sábado (10), pela manhã e pela tarde, com início às 8h30min e às 13h30min. O Recanto premiará as melhores apresentações com troféus nas quatro categorias a serem disputadas.

“A intenção de mudarmos a data de realização do Recanto Cultural é que os pais e familiares tenham a oportunidade de assistir as apresentações que nos encantam e emocionam”, reitera o presidente da Associação Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana.

As oficinas culturais e o Recanto Cultural são promovidos em parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), do CTG Essência Gaúcha e da Associação Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana (AAFFP).

Gastronomia

Na parte gastronômica, o evento oferecerá estandes para a comercialização de bebidas e fast foods, como minipizza, entrevero, pastel, chocolate com morango, churrasquinhos, pipoca, sorvete, crepe, enroladinhos, algodão-doce, entre outros.

Outra opção é o restaurante Crippa Eventos, que atenderá diariamente a comunidade. Também estará à disposição, em todas as noites, o bar, com a venda de bebidas e lanches, bem como nos sábados e domingos.

Para as crianças, uma das opções também será o parque de diversões, com roda gigante e demais brinquedos.