15ª Feira Cultural e Literária de Três Coroas reuniu mais de quatro mil alunos

Evento foi realizado entre os dias 13 a 15 de outubro
Publicado em 21/10/2021 10:55 Off
Por Cleusa Silva
Foto: Divulgação/Prefeitura de Três Coroas

Realizada entre os dias 13 a 15 de outubro, a 15ª Feira Cultural e Literária de Três Coroas reuniu a participação de mais de quatro mil alunos da rede municipal de ensino. Organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), com o apoio da administração municipal, através da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), o evento alcançou 4.024 estudantes.

O livro “A bolsa amarela”, da autora Lygia Bojunga, foi trabalhado desde a educação infantil até o 5º ano, resultando em painéis ilustrados, confecção de bolsas, desenhos, produção de textos, entre outros trabalhos que foram expostos nas escolas durante os dias da feira.

Enquanto os alunos do 6º ao 9º ano trabalharam com as obras: “No rio que corre ligeiro”, do autor Claudir dos Santos, e “Incríveis aventuras na Cidade Verde feitas por mim e por você”, do autor Gê Mendes, além de poesias selecionadas do poeta e autor Silvio Trein, ambos escritores três-coroenses, que marcaram presença em todas as escolas, trazendo um momento de bate-papo.

Conforme a prefeitura de Três Coroas, os estudantes também vivenciaram oficinas de dança, que proporcionaram movimento do corpo e integração entre as turmas, coordenadas pelas dançarinas locais Mônica Branquier e Maiara Amorim.

Durante o bate-papo com a ilustradora, Karien Goetter, criadora da arte tema desta edição da feira, as crianças foram agraciadas pela ação ao vivo da artista, pintando uma de suas personagens. 

As escolas tiveram autonomia para organizar sua metodologia de trabalho com os estudantes, trazendo personalidades locais para entrevistas, como o caso do diretor de turismo, Cristian Krummenauer, convidado por duas escolas, levando sua experiência com a canoagem, dando sentido a obra lida pelas turmas em sala de aula.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Três Coroas

As equipes diretivas das escolas puderam rechear a programação também com atividades culturais locais, como performance teatral, grupo de capoeira, música, contação de histórias, festa à fantasia, oficina de culinária, teatro e música, todas atividades que foram de encontro com a realidade de cada comunidade escolar.

A Secretária de Educação e Desporto, Marines Margaret Fey, agradeceu a participação de todos os envolvidos na realização da feira.

“Agradeço com os olhos e o coração encantado a todos que fizeram parte dessa caminhada e construção, pelo incentivo à cultura, e aos artistas e escritores locais e regionais pelos lindos trabalhos e às famílias que abraçaram e caminharam junto conosco, e principalmente ao brilho nos olhos de nossas crianças”, comemorou Marines.

Para a agente cultural da Smed, Bruna da Cruz, “a pandemia mostrou uma experiência renovadora e positiva. Reencontro, diversão e aprendizado, essas são as palavras que definem o sentimento durante a 15ª Feira Cultural e Literária”, declarou Bruna.

>> Deixe sua opinião: