
Em um domingo de muito sol e calor chegou ao fim a 34ª Oktoberfest de Igrejinha. Nos últimos 10 dias, milhares de visitantes puderam vivenciar os dias mais alegres do ano no Parque Almiro Grings. A edição foi marcada por contrariar as previsões climáticas, tendo dias de muito sol e calor, que convidaram os visitantes a reviverem as tradições germânicas e celebrar a vida.
Emocionado com o fim da 34ª edição da festa, o presidente da edição, Marcelo Kunst, aproveitou para agradecer aos voluntários que fazem a festa.
“Três mil pessoas trabalharam em prol dessa festa, incansavelmente. Muito obrigado por toda dedicação, vocês fazem a diferença para a festa. Vocês são exemplos para Igrejinha, para o Rio Grande do Sul e para todo o Brasil”, comentou, ao lado da esposa Ana Paula Kunst, da corte formada pela Rainha Kádina Correia de Lima Linden, das Princesas Jenifer Isamara Müller e Sofia Camargo Bischoff, além da Seniorin Maria Beatriz Figueredo, do Bubchen Eduardo Siqueira Vingert e da Mädchen Manuella Kirsch Spelocin Correa.
O prefeito municipal de Igrejinha, Leandro Horlle, também enalteceu a dedicação de todos para a realização da festa.
“Foram muitos momentos de alegria, de diversão, mas, muito mais que isso, de voluntariado, de dedicação. Inúmeras pessoas que, junto com a diretoria da Amifest, fizeram essa festa acontecer. Uma das maiores edições da história!”, destacou.

Próxima edição
A 35ª Oktoberfest de Igrejinha já está confirmada e tem data para acontecer. Será entre os dias e 11 a 20 de outubro de 2024, no Parque de Eventos Almiro Grings.
Luan Santana encerra programação musical com parque lotado
O encerramento da 34ª edição ficou por conta de Luan Santana, que subiu ao palco e emocionou a todos com os seus grandes sucessos. O cantor, que é um dos fenômenos atuais da música sertaneja, lotou o pavilhão 2 de fãs. No repertório, ele trouxe hits mais recentes como Mulher Segura, Solteirou, Namorando ou Deus é Muito Bom, que integram a turnê Luan City 2.0. Contudo, também promoveu clássicos de sua trajetória de 16 anos, sem esquecer de Meteoro, Te Esperando, Sinais e Amar Não é Pecado.
Além disso, ao longo do dia, as atividades culturais que são marca registrada da festa também ganharam espaço, como na 3ª edição Jogos Germânicos Escolares. A competição reuniu as modalidades como Serra de duas Pontas, Carrinho de Mão, Knips, Cabo de Guerra e Schnorrer, buscando valorizar os antepassados junto à comunidade escolar de forma lúdica e divertida. O dia ainda reuniu apresentações artísticas, culturais e folclóricas de diferentes grupos, sem esquecer das tradicionais bandinhas típicas e bandas de baile, que alegraram o público em todos os dias de evento. Ao todo, ao longo dos dias, foram 155 atrações nos cinco palcos simultâneos da Oktober de Igrejinha.
Entre os visitantes deste último dia estava a família de Cintia Caminha, que é de Brasília e visita a festa há seis anos.
“Programamos as nossas férias para virmos à Igrejinha justamente no período da Oktoberfest. É uma festa que tem um clima único, perfeito para curtir a família, estar entre amigos e beber um chope gelado”, conta a professora de 35 anos.

Festa marcada pela solidariedade
O maior diferencial da Oktoberfest de Igrejinha é a força do voluntariado que atravessa gerações ao longo dos 35 anos de festa. Reconhecida como a maior festa comunitária do Brasil, são mais de 3 mil voluntários que trabalham juntos durante todo o ano para fazer a Oktober acontecer, o equivalente a cerca de 10% da população de Igrejinha, fato esse que tornou o município a Capital Estadual do Voluntariado.
A festa também se diferencia por distribuir o resultado financeiro arrecadado, contribuindo com mais saúde, educação e segurança na região do Vale do Paranhana. Ao longo de todas as edições, desde 1988, já foi repassado mais de R$ 20 milhões em prol da comunidade, beneficiando entidades, instituições, escolas, hospitais, Brigada Militar e Bombeiros. Assim, Igrejinha se torna um exemplo para todo o Brasil em termos de união, solidariedade e voluntariado. Os resultados obtidos nesta edição da festa serão distribuídos da mesma maneira para instituições locais e da região.
