A superação que vale ouro: palestra com campeão paralímpico encanta Parobé

A palestra faz parte da 1ª semana Municipal da Pessoa com Defidiência de Parobé, que seguirá acontecendo até sábado (28)
Publicado em 25/08/2021 10:06 Off
Por Alan Júnior

Fotos: Divulgação/Lilian Moraes

Com uma trajetória esportiva marcada por muita garra, superação e muita persistência, a história de vida do maratonista, atleta paralímpico, João Corrêa, de 49 anos, encantou Parobé. Corrêa é um atleta multipremiado em competições no Brasil e no exterior e que teve a oportunidade de dividir um pouco de sua vivência com o público presente na palestra, que ocorreu no auditório da Secretaria de Educação na manhã de segunda-feira, 23, como parte da programação da 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Parobé, que acontece entre os dias 21 e 28 de agosto.

Corrêa relatou que sofreu um acidente que lhe tirou os movimentos das pernas quando tinha 19 anos, precisando se adaptar a uma nova realidade, pois não queria se afastar do esporte. Superando desafios como uma motivação, mesmo com sua deficiência, o atleta nunca abaixou a cabeça, ao contrário, teve ainda mais força para seguir e conquistar seus objetivos mais ousados.

Assim, já passou por 88 maratonas, 233 meias-maratonas e conquistou o bicampeonato Brasileiro nos cinco quilômetros e nos mil e quinhentos metros, além de ter integrado a seleção brasileira de atletismo e participado de diversas provas no exterior.

A 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Parobé, que conta com palestras, roda de conversa, lançamento de cartilha, além da divulgação de vídeos e materiais de conscientização, é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, através da Central Municipal de Libras, com apoio de várias secretarias da Administração Municipal. 

Confira o restante da programação:

Data: 25/08/2021 (quarta-feira) Programação: Momento literário com Tibiriça (surdo) autor do livro Tibi e Joca.

Data: 26/08/2021 (quinta-feira)

Programação: Palestra com o tema “Direitos garantidos por lei para pessoas com deficiência e a carteira do Ciptea”.

Palestrante Jorge Curtis, professor e advogado, especialista no Direito das pessoas com deficiência, com Pós Graduado em Direito Civil e Processo Civil

Data: 27/08/2021 (sexta-feira)

Programação: Lançamento da Cartilha de Libras.

Data: 28/08/2021 (sábado)

Encerramento

Local: Rua Coberta da Praça 1° de Maio.

Programação: Guarda-chuvas azuis em referência ao setembro azul.

>> Deixe sua opinião: