Geral
  CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Ações da Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes são realizadas em Taquara

Atividades seguem até o dia 30 de maio
Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania de Taquara, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdica), está realizando uma série de ações voltadas à Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As atividades, promovidas desde sábado (14), tem como objetivo reforçar a importância do combate a este crime.

“Temos de ser zelosos pelas nossas crianças e adolescentes, e sempre ficar atentos a qualquer comportamento estranho delas. Estas atividades são necessárias para reforçar à comunidade sobre os canais de denúncia de qualquer caso de abuso sexual contra os menores de idade”, comenta Sirlei Silveira, prefeita de Taquara.

As atividades seguem até o dia 30 de maio, mobilizando moradores sobre a proteção das crianças e adolescentes.

Pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, o diretor geral da pasta, Rafael Altenhofer, esclarece que as equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), do Programa Criança Feliz (PCF) e do programa Primeira Infância Melhor (PIM) serão as responsáveis pelas atividades desta iniciativa.

Nesta quinta-feira (19), o Cras e o Creas farão uma Passeata de Promoção e Conscientização sobre o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Centro de Taquara, levando informações aos moradores sobre como proceder ao identificar abuso sexual infanto-juvenil.

Na próxima semana, de terça (24) à sexta-feira (27), as equipes do PIM e PCF estarão nas escolas municipais, apresentando o teatro “Não me toca seu boboca”, como forma de ensinar as crianças para que saibam identificar comportamentos abusivos.

“Além disso, o Creas realiza atendimentos e acompanhamento de famílias com crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, junto com a rede de proteção. Assim também como realiza e promove ações de prevenção e conscientização em parceria com o Cras, divulgando o Disque 100 e órgãos de proteção”, explica Rafael.

Plantio de flores

Uma das ações realizadas foi o plantio de flores na rótula entre as ruas Tristão Monteiro, Dr. Edmundo Saft e Júlio de Castilhos, no Centro de Taquara, na terça-feira (17). No local, adolescentes atendidos pelo Lar Padilha plantaram mudas de flores amarelas, em alusão à cor da iniciativa.

“Foi uma forma de chamar a atenção da comunidade para esta causa, tão importante para proteger as crianças e adolescentes, seguindo o tema da campanha deste ano que é ‘Faça Bonito’”, explica o diretor do Lar Padilha, Fernandes Vieira dos Santos.

No cronograma de ações, na terça-feira (17), foi realizada uma sessão de cinema na sede da ONG Vida Breve, no Bairro Santa Maria, junto com o Lar Padilha.

Nesta quarta-feira (18), o Lar Padilha promove a live #MaioLaranja, em seu perfil do Instagram (@larpadilha).

Na quinta (19), às 19h, haverá um bate-papo com adolescentes no Lar Padilha.

No sábado (21), às 9h30min, durante a Feira Literária de Taquara, o Sarau da ONG Vida Breve também abordará sobre o combate ao abuso e exploração sexual de menores.

Na semana seguinte, estão previstos momentos de reflexão nas escolas com a presença de psicólogas, além de uma palestra no dia 30 de maio, no auditório da Faccat, em que também terá como abordagem o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, encerrando a programação.