Ações do Novembro Azul em Taquara incluem amistoso de futebol que ocorrerá neste domingo (21)

Programação encerrará no dia 28, com uma ação de conscientização no Parque do Trabalhador
Publicado em 18/11/2021 15:15 | Atualizado em 18/11/2021 15:47 Off
Por Cleusa Silva
Foto: Divulgação/Ruan Nascimento

Ocorrerá neste domingo (21), dentro da programação do Novembro Azul em Taquara, um amistoso de futebol, na sede do Sport Clube Taquarense, no Centro. O jogo festivo, que iniciará às 16h, tem como objetivo reforçar entre o público masculino a importância da realização de exames periódicos de prevenção ao câncer de próstata.

O jogo é organizado pelo Departamento de Esportes do Município, e será realizado entre as duas partidas da semifinal do Campeonato Municipal de Futebol. Segundo o diretor de Esportes, Joel Dutra, a partida do amistoso terá a presença de autoridades, médicos e atletas que sejam conhecidos pela comunidade.

“Além disso, o jogo terá a presença de, pelo menos, um competidor de cada equipe participante do Campeonato Municipal, para reforçar a integração de várias personalidades em prol da prevenção do câncer de próstata”, explica Joel.

Conforme a prefeita Sirlei Silveira, a ideia da realização do jogo na programação do Novembro Azul partiu da Administração Municipal.

“Será a primeira vez que uma partida de futebol é realizada em Taquara com este intuito. Aproveitamos a presença do público que verá o Campeonato Municipal de Futebol para reforçar aos homens a importância de se prevenir contra o câncer de próstata, que é o tipo de câncer mais comum entre a população masculina no Brasil. Esta partida será um belo gol contra a doença”, comenta a prefeita de Taquara.

Ao falar sobre a prevenção da doença, Joel lembra que é necessária a realização de exames periódicos, além de procurar ajuda médica sempre que possível.

“Muitos homens pensam que não é preciso se tratar em razão da masculinidade. Mas é essencial verificar como está a nossa saúde, pois nosso corpo vai envelhecendo e precisamos cuidar dele. Não somos uma máquina e até mesmo as máquinas precisam de manutenção”, destaca o diretor de Esportes.

A partida amistosa será de dois períodos de 15 minutos, logo após o primeiro jogo da semifinal do Campeonato Municipal de Futebol, entre Santos/Mercado Petrópolis e Laranja F.C., que começa às 14h. Após a ação do Novembro Azul, a competição volta com a outra partida eliminatória, entre Atacado Léia/Aguifas e PSG/Dielat.

Próximas ações do Novembro Azul

A programação do Novembro Azul neste final de semana começa no sábado (20). Um dia antes do jogo de futebol comemorativo, haverá o Dia D de Combate ao Câncer de Próstata. Será uma ação na Rua Coberta, das 9h às 17h, junto à Feira de Artesanato e ao 3º Encontro da Consciência Negra.

Na segunda-feira (22), às 19h30min, será realizada a Palestra Azul, com especialistas abordando sobre os cuidados da saúde masculina, na Igreja União Familiar. A programação do Novembro Azul se encerra no domingo seguinte (28), com uma ação de conscientização no Parque do Trabalhador, com a distribuição de materiais informativos.

O Novembro Azul em Taquara é organizado pela Prefeitura de Taquara, com o apoio de Oncoprev, Laços de Amor, Embaixada Feminina de Amor pelo Hospital Bom Jesus de Taquara, Lions Clube Taquara, Hospital Bom Jesus, Câmara de Vereadores e Sindilojas.

>> Deixe sua opinião: