Advogado especialista em atendimento em libras realiza palestra em Parobé

Encontro fez parte da programação da 1ª Semana da Pessoa com Deficiência
Publicado em 26/08/2021 14:43 Off
Por Cleusa Silva
Foto: Divulgação/Prefeitura de Parobé

Tendo em vista que a inclusão de pessoas com deficiência inclui também o acesso garantido aos seus direitos, a prefeitura de Parobé promoveu, na manhã desta quinta-feira (26), a palestra “Advogado em Libras”, ministrada por Jorge Curtis, advogado que criou uma ação pioneira no Rio Grande do Sul, realizando atendimentos especializados para a comunidade com deficiência auditiva, na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Curtis é professor e advogado, com MBA em Direito do Trabalho e Previdenciário, Pós Graduação em Direito do Consumidor, Especialista em Direito das Pessoas com Deficiência, e ministra palestras sobre os temas inclusão e acessibilidade, sobre o “Direito em Libras” com imersão nas leis.

 Durante o evento, ocorrido no auditório da Secretaria de Educação, como parte da programação da 1ª Semana da Pessoa com Deficiência de Parobé, o advogado contou um pouco de sua história de vida, de como cresceu com familiares surdos e, desde pequeno, aprendeu a se comunicar com eles por meio de sinais.

Ao notar como os atendimentos eram e ainda são precários para a comunidade surda, Curtis passou a se aperfeiçoar em Libras e começou a prestar atendimento especializado. O profissional ainda apresentou um breve panorama do tratamento às pessoas com deficiência ao longo da história e explanou sobre os direitos garantidos para as pessoas com deficiência.

Na programação da 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Parobé, que segue até sábado (28), estão incluídas palestras, roda de conversa, lançamento de cartilha, além da divulgação de vídeos e materiais de conscientização. Realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, através da Central Municipal de Libras, o evento tem o apoio de várias secretarias da Administração Municipal.

>> Deixe sua opinião: