Circula pelos grupos de Whats App e sites de redes sociais a informação de que, em virtude do avanço do Covid-19, o abastecimento dos supermercados do estado será comprometido. No entanto, conforme nota da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o estoque das lojas não terá prejuízo. Haverá, sim, “medidas de prevenção com o objetivo de minimizar os riscos de contaminação com o Covid-19, e garantir a normalidade do abastecimento de produtos à população”, conforme informou a Agas.
Antônio Cesa Longo, presidente da Agas, disse que a entidade enviará uma cartilha orientando os associados sobre boas práticas operacionais que contribuam para a segurança sanitária dos estabelecimentos. Longo fez um apelo aos consumidores, para que encarem os supermercados como uma extensão de suas casas. Por parte dos lojistas, o presidente garantiu que serão tomadas medidas de reforço na higienização e haverá reorganização no mix de produtos, focando no autoserviço.
“É hora de tranquilizar o consumidor, não haverá falta de alimentos ou de produtos de necessidade básica. Esta é uma situação diferente da greve dos caminhoneiros, por exemplo, quando o setor estava com dificuldades para receber as mercadorias da indústria. Hoje, o abastecimento está normal. A população não precisa se preocupar, já que os supermercados estão preparados, inclusive, para aumentar o abastecimento, caso necessário, como já acontece em datas festivas”, declarou Longo, que explicou que algumas lojas receberam uma demanda atípica na última semana, provocando uma sensação de falta de produtos.


