Geral
  SALA DO EMPREENDEDOR

Alvarás para a abertura de empresas são feitos em até 24 horas em Taquara

Atendimentos são realizados na Sala do Empreendedor, junto ao Centro Administrativo Municipal.
Sala do Empreendedor. Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Moradores de Taquara interessados em abrir o próprio negócio podem conseguir o alvará de liberação do estabelecimento em até 24 horas, diretamente na Sala do Empreendedor, junto ao Centro Administrativo Municipal. Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico do Município, Rodrigo Petry, a medida foi possível ao colocar no mesmo local representantes dos setores da Vigilância Sanitária, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico. “Assim que o empresário constituir a sua empresa no Município, ele terá todo o amparo necessário para a regularização junto aos licenciamentos que forem necessários em um único espaço, sem a necessidade de se deslocar até as secretarias”, explica.

Para procurar pelo serviço, os empreendedores já devem ter constituída a sua empresa, para assim procurar pela Sala do Empreendedor e solicitar o seu alvará de funcionamento. Petry complementa que a análise é feita de acordo com a documentação apresentada, e liberada em poucas horas. “No mesmo ambiente, também são  emitidos o Alvará Sanitário e o Licenciamento Ambiental, tudo para que o processo seja ágil para que a pessoa já possa desenvolver sua empresa”, destaca.

Praticidade através do WhatsApp

Além dos atendimentos presenciais, a Sala do Empreendedor também disponibiliza a praticidade de serviços pelo WhatsApp. O Setor de Alvarás está à disposição através do aplicativo para o esclarecimento de dúvidas e o envio e recebimento de documentos, pelo número (51) 3541-9212, além do contato voltado exclusivamente para quem é microempreendedor individual (MEI), no número (51) 99333-5902.

Outro contato via WhatsApp à disposição da comunidade é o do Setor de Alvará Sanitário, que agiliza processos de competência de inspeção sanitária, através do número (51) 98924-9699. “É gratificante ver o empenho desta equipe para fomentar o desenvolvimento econômico em nosso Município, com a desburocratização da liberação de Alvarás. O que antes levava meses agora pode ser feito em poucas horas. Isso é muito importante para facilitar na criação de novas empresas em Taquara”, destaca a prefeita Sirlei Silveira. 

Sala do Empreendedor

O local de atendimento aos empreendedores de Taquara está no segundo andar do Centro Administrativo Municipal, que fica na Rua Júlio de Castilhos, 2751, Bairro Centro, junto ao prédio da CICS. O horário de atendimento é de segunda à quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30, e nas sextas-feiras, das 7h30 às 13h30. “O propósito da Sala do Empreendedor é fornecer agilidade em regularização das empresas sediadas no Município, buscando a eficácia no tempo de entrega de documentos, e facilitando que os estabelecimentos tenham as devidas permissões para iniciar suas atividades”, finaliza Petry.