Geral

Após deslizamento de terra, abastecimento de água está sendo normalizado em Taquara

Conserto realizado por equipes da Corsan foi mais complexo do que o esperado.

As equipes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) tiveram mais dificuldade do que o esperado no conserto das redes de água atingidas por um deslizamento de terras em Taquara. O problema aconteceu no sábado (25) e afetou os bairros Recreio, Fogão Gaúcho, Nossa Senhora de Fátima, Jardim do Prado e Centro. O conserto foi finalizado neste domingo (26) e o abastecimento retornou, segundo a Corsan, no final da tarde, embora a companhia ainda prevê que a normalização se dê durante a madrugada desta segunda-feira (27).

O deslizamento ocorreu na rua 17 de Junho, no bairro Morro do Leôncio, próximo ao Presídio Estadual. O gerente da Corsan, Aurélio Rocha Pereira, informou, no sábado, que um morador do local cortou um barranco de terra, que, com toda a chuva, acabou desmoronando e quebrando a rede de abastecimento, o que provocou a falta de água. Ainda na noite de sexta-feira, alguns moradores também relataram o recebimento de água com barro em Taquara.

Foi necessária a remoção da terra que caiu sobre os canos, com o uso de uma escavadeira hidráulica, bem como o conserto de toda a tubulação. Segundo as informações, a equipe conseguiu terminar o conserto da canalização somente por volta de 20h45min do sábado. Mas, ainda foi necessário realizar expurgos da rede e limpeza dos reservarótios, o que se estendeu por toda a madrugada do domingo. A complexidade dos trabalhos, bem como a necessidade de assegurar a segurança aos colaboradores da Corsan, foi o que motivou, segundo o gerente Aurélio, o aumento do tempo previsto para a conclusão do conserto.

Em seu site, a Corsan ainda prevê a normalização do abastecimento somente para as 6 horas desta segunda-feira (27). “Após o término do serviço, poderão ocorrer oscilações na pressão da água, e a normalização do abastecimento se dará gradualmente. Importante ressaltar que em algumas ocasiões, em decorrência de imprevistos na execução do serviço, a previsão de normalização do abastecimento pode sofrer alterações”, diz a companhia.

Equipes da Corsan trabalham durante a noite no conserto de canalização quebrada por deslizamento de terra. Divulgação