Geral
  CLIMA

Após terceiro dia mais quente do ano, chuva traz alívio na temperatura da região

Taquara registrou, segundo o Observatório Heller & Jung, máxima de 39,1ºC.
Registro das câmeras do Observatório com a formação da chuva nesta quarta-feira (26). Reprodução

A chuva chegou no final da tarde desta quarta-feira (26) provocando temporais no Vale do Paranhana. E, também, uma sensação de alívio, após a sequência de dias de calor extremo. Durante a tarde desta quarta, o Observatório Heller & Jung, com sua estação meteorológica no bairro Santa Rosa, em Taquara, registrou o terceiro dia mais quente deste 2022, com 39,1ºC. A máxima foi obtida às 14h49min, quando a sensação térmica chegou a 43,4ºC.

O projeto do Observatório Heller & Jung mantém parceria com a Rádio Taquara, que disponibiliza as informações do clima em Taquara em tempo real no seu site (clique aqui). É possível acompanhar, de 10 em 10 minutos, a atualização dos dados relacionados ao município, não apenas da temperatura, mas também de velocidade do vento, precipitação pluviométrica – chuva, e radiação ultravioleta. Também é possível conferir o histórico dos últimos 30 dias e acompanhar, ao vivo, as imagens das câmeras Tempo-Clima.

O dia mais quente deste 2022 na região foi o domingo, dia 16, com 40,4ºC. Depois, o último sábado (22), foi o segundo dia mais quente, com 39,5º. No dia primeiro de janeiro, foi registrada a máxima de 38,8ºC, se tornando o quarto dia mais quente do ano. Por fim, o último domingo (23), com 38,5ºC é o quinto dia de maior calor.

Os dados do Observatório mostram que, após às 16 horas, com a formação do temporal, a temperatura começou a cair. Às 19h30min, estava em 24ºC, faixa que ficou oscilando até as 22h30min. Uma queda, portanto, de cerca de 15º em relação à máxima do dia. A previsão do tempo indica continuidade da chuva nesta quinta-feira (27), com temperaturas entre 19º e 27º. Já na sexta-feira (28), haverá sol e nuvens, com a temperatura entre 17º e 26º.