Apresentação musical leva a Feira Literária de Taquara à localidade do Quilombo

Descentralização de algumas atrações foi uma das novidades do evento deste ano.
Publicado em 06/11/2021 22:09 | Atualizado em 08/11/2021 11:30 Off
Por Vinicius Linden

A noite desta sexta-feira (5) foi especial para os moradores da comunidade do Quilombo do Paredão, em Taquara. Na localidade, ocorreu o show com o grupo musical Bando Celta, que integra música com dança, teatro, literatura e audiovisual através do estilo neo folk. A ação fez parte da programação da Feira Literária de Taquara, que começou na quinta-feira (4) e se encerrou neste sábado (6). O evento foi promovido pela Prefeitura de Taquara, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), e Serviço Social do Comércio (Sesc), contando com o apoio das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

O Bando Celta existe há cerca de nove anos, e suas músicas ressaltam a cultura celta, conjunto de povos que habitou grande parte da Europa Ocidental entre 600 a.C e 600 d.C, em especial, nas regiões onde hoje ficam o Reino Unido e a Irlanda. “Tocamos de tudo um pouco, como músicas brasileiras, russas, alemãs, de tudo um pouco, mas sempre com a pegada celta, e com instrumentos que remetem a esta cultura”, explica o fundador do grupo Renato Velho.

No Quilombo, foi a primeira apresentação do Bando Celta na localidade. Renato destacou a importância da realização deste show, possibilitando o intercâmbio cultural com a comunidade. “Somos muito felizes em trazer aqui um trabalho como o nosso, o qual fazemos com muito carinho e cuidado”, frisa. “Há também um contato respeitoso com essa junção de culturas. Trouxemos aqui os nossos instrumentos, como gaitas de fole e violinos, e desde que chegamos, já vimos as crianças curiosas nas janelas, querendo acompanhar a nossa apresentação”, completa a integrante Letícia Roennau.

Descentralização dos eventos

Na edição deste ano da Feira Literária de Taquara, que encerra neste sábado, uma das novidades foi a descentralização dos eventos culturais, com apresentações em escolas e lares de idosos, além do show com o Bando Celta no Quilombo. “É uma enorme satisfação ampliar o acesso à cultura e à leitura em nossa comunidade. Fico feliz que a Feira Literária foi um sucesso não só na Rua Coberta como nos outros locais onde tivemos alguma atividade. No ano que vem, certamente faremos um evento tão especial como este de 2021”, ressalta a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira.

Show foi um sucesso entre a comunidade

O público presente adorou a apresentação do Bando Celta, interagindo com o grupo e dançando suas músicas. “Nunca tivemos um show como este em nossa comunidade. E o trabalho que o conjunto faz é muito bom. É legal que eles tenham vindo para cá, e esperamos que outras ações como esta sejam trazidas até aqui”, comenta o presidente da Associação de Moradores do Quilombo, José Luís Hilário da Silva.

Pela Feira Literária deste ano, além do Quilombo, o grupo se apresentou na Rua Coberta, e também na escola CIEP, no Bairro Empresa. “Por onde passamos hoje, a criançada adorou. A música mexe com as pessoas e amamos proporcionar estes momentos ao público”, salienta Letícia. Além dela e Renato, o grupo é composto pelos músicos Anelise Kindel, Christian Feel e Leandro Dias.

Fotos: Kerolin Buss/Divulgação

>> Deixe sua opinião: