O vereador de Taquara Arleu Machado de Oliveira – PP (foto) sofreu um revés judicial em primeira instância. Ele acabou condenado criminalmente por acusação de transporte de eleitores no pleito do ano passado. Num primeiro momento, a condenação não gera efeitos ao seu mandato na Câmara, o que poderá ocorrer somente depois de o processo não ter possibilidade de recursos. O próprio vereador Arleu anunciou, nesta semana, que irá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A sentença da Justiça Eleitoral condenou Arleu, e outras duas pessoas, a pena de quatro anos de reclusão, convertida em prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa.
Segundo a denúncia do Ministério Público, um automóvel foi flagrado pela Brigada Militar, na manhã do domingo da eleição em 2012, com excesso de passageiros
Vereador nega transporte de eleitores e anuncia recursos
Contatado pela reportagem do Panorama na segunda-feira, o vereador Arleu Oliveira se manifestou a respeito da sentença emitida pela Justiça Eleitoral de Taquara. Dizendo-se preocupado com a divulgação da notícia, “pois atinge um inocente”, o parlamentar afirmou que tem total tranquilidade quanto à reversão do caso com recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Anunciou que seus advogados entraram com embargos declaratórios, visando a esclarecer supostas contradições na sentença da magistrada, para, posteriormente, ingressar com o recurso ao TRE.
Arleu Oliveira nega, desde o começo do processo, o transporte de eleitores. Novamente, afirmou que não teve qualquer participação no fato denunciado, e que sequer saiu de casa no dia da eleição, a não ser para exercer o seu direito de voto.
O Panorama impresso de 25 de outubro contém a matéria completa, assim como todo o contraponto colado pelo vereador. Nas bancas, leia!


