Geral
  POLÍTICA

Assembleia aprova projeto que institui o Vale Germânico

São 14 municípios que, através de seus pontos turísticos, compõem a “Região do Vale Germânico"
Deputado Dalciso Oliveira propôs a iniciativa no parlamento gaúcho. Divulgação

Foi aprovado por unanimidade pelo plenário da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (14), o projeto lei nº 287/2021, que institui a Região Turística do Vale Germânico. De autoria do deputado Dalciso Oliveira (PSB), o objetivo da proposta é potencializar as experiências turísticas da região, fomentando a economia e avançando no reconhecimento nacional às cidades e às pessoas que fazem parte do Vale Germânico.

Conforme o parlamentar, que preside a Frente Parlamentar de Fomento ao Turismo gaúcho, o Vale Germânico, berço da cultura alemã, que já faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro, promove uma verdadeira imersão na história da imigração do RS, movimenta a economia, gera emprego e renda através da promoção do Estado. “Nossa iniciativa visa legitimar, potencializar e ampliar todo um importante trabalho, já realizado, de valorização da cultura e do turismo nesta região”, destacou Dalciso.

São 14 municípios que, através de seus pontos turísticos, compõem a “Região do Vale Germânico”: Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti , Morro Reuter, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Lindolfo Collor, Presidente Lucena, São José do Hortêncio, Santa Maria do Herval, São Leopoldo e Sapiranga. O roteiro resgata a história da imigração dos primeiros povos alemães que chegaram ao Brasil 195 anos atrás.