Assistência Social de Rolante promove ações voltadas à prevenção da violência contra a mulher

Atividades incluem a distribuição de materiais informativos, aula de defesa pessoal, entre outras
Publicado em 19/08/2021 10:08 Off
Por Cleusa Silva
Foto: Divulgação/Edna Cardoso

Em alusão à campanha Agosto Lilás, que visa sensibilizar a sociedade sobre o combate à violência doméstica contra a mulher, a secretaria de Assistência Social, Habilitação e Participação Popular está promovendo, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ações educativas e de mobilização voltadas à prevenção deste tipo de violência.

A programação conta com a entrega de kits de autocuidado à mulher, distribuição de materiais informativos, aula de defesa pessoal aberta ao público, uma série de vídeos explicativos que abordam a temática e também dinâmicas socioeducativas presenciais direcionadas às mulheres do Serviço de Proteção Integral à Família (PAIF), como a realizada na segunda-feira (16), no CRAS, que contou com a presença de 30 mulheres usuárias dos serviços.

Na oportunidade, foi realizada uma roda de conversa com coquetel entre as técnicas sociais do CRAS, a assistente social Carina de Bonna e a psicóloga Kelly Martins sobre como identificar os tipos de violência e onde denunciar.

No mesmo dia, as oficineiras do PAIF, Malu Mattos, Vera Adams e Raquel Silva, realizaram dinâmicas de suas oficinas com as mulheres, com embelezamento pessoal com maquiagem e escova nos cabelos, confecção de artesanato e docinhos, e a farmacêutica Ilza Krupp fez, voluntariamente, aferição da pressão arterial e teste de glicemia.

O dia do autocuidado à mulher, ofertado pelo CRAS,  foi coordenado pela secretária de Assistência Social, Alzira Rippel, juntamente com a coordenadora do CRAS, Juliane Zaro.

“A campanha de prevenção à violência doméstica contra a mulher é muito importante para que as pessoas saibam identificar quando ela ocorre e, também, onde e como buscar ajuda. O município está engajado nesta causa, através do trabalho da rede municipal de proteção social e atendimento a essas mulheres vulneráveis e em situação de violência. Agradeço a todas que participaram da ação que realizamos no CRAS e às empresas parceiras que fizeram a doação de brindes”, salienta a secretária Alzira.

A prefeitura de Rolante informa que, denúncias contra as mulheres podem ser passadas a Acolhida Municipal de Atendimento à Mulher CRAS, pelo WhatsApp (51) 99315-9729, para a Central de Atendimento à Mulher, ligando no número 180, na Polícia Civil de Rolante, pelo Whatsapp (51) 98444-0606, ou na Delegacia Online – Denúncia Digital, no site https://www.delegaciaonline.rs.gov.br.

>> Deixe sua opinião: