
Recentemente, ocorreu a oficialização através de registro em cartório da Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé (AMUPA). Reunindo um grupo de pessoas envolvidas com a cultura e história do Município, a associação começou a tomar forma após diversas reuniões para discutir o projeto e da eleição da primeira diretoria, através de votação realizada nas dependências do museu, ocorrida em novembro de 2021.
A criação da AMUPA, oficializada justamente no ano em que Parobé completa 40 anos de emancipação e 20 anos de criação do Museu Histórico, conta com o apoio da Administração Municipal, através da Secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Joana Darc Wittmann.
A primeira diretoria ficou definida com os seguintes membros:
– Presidente: Maicon Luís Custódio Leite;
– Vice-presidente: Vanderlei Miguel Scherer;
– 1ª secretária: Bárbara da Silva Streit;
– 2ª secretária: Patrícia Kettenhuber Mallmann;
– 1º tesoureiro: Neiton Luis Becker;
– 2º tesoureiro: Eloisa Elena da Silva.
No conselho fiscal titular estão: Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer, Christiane Isabel Araújo da Silva e Clea Koch, e como suplentes estão Dailor Eloy Schweitzer e Marildo Zanini.
De acordo com a AMUPA, entre seus planos de ação e atividades está a integração dos membros da comunidade ao Museu Histórico de Parobé, a preservação do patrimônio cultural material e imaterial da cidade, a criação de projetos aliados ao apoio e colaboração de todas as iniciativas do governo Municipal, Estadual e Federal no sentido de promover a preservação do patrimônio histórico e cultural de Parobé.
A AMUPA visa também a organização de encontros, palestras, pesquisas históricas e outras atividades, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a necessidade de preservar o seu patrimônio histórico/cultural como maneira de valorizar a sua própria identidade, além de colaborar com entidades que busquem promover a preservação do patrimônio histórico/cultural de Parobé e servirá de apoio as atividades realizadas pelo Museu Histórico.
“Como associação, a AMUPAbuscará colaborar com a arrecadação de objetos/fotos/documentos e afins, que possam fazer parte do acervo do Museu Histórico de Parobé e que estejam de acordo com o seu objetivo e o Plano Museológico, além de coletar e compartilhar com o Museu informações históricas acerca do município, promovendo e angariando recursos necessários para o bom desenvolvimento das atividades propostas, zelando pelo bom funcionamento do Museu Histórico de Parobé, trabalhando e observando para que ele não volte a ser desativado”, informa a associação em nota oficial.
Após o registro em cartório, a AMUPA busca agora pessoas que desejam se tornar associadas e colaborar com este projeto, que já tem mais de 40 associados. Mais informações sobre como tornar-se um amigo do museu podem ser obtidas pelo e-mail associacaoamupa@gmail.com, ou pelas redes sociais da AMUPA, nos links www.facebook.com/associacaoamupa e www.instagram.com/associacaoamupa.