Associação passa a assumir o comando do Corpo de Bombeiros Voluntários de Três Coroas

Bombeiros buscam firmar convênio com a EGR
Publicado em 19/08/2021 13:57 Off
Por Cleusa Silva
Fotos: Divulgação/Prefeitura de Três Coroas

Desde a última segunda-feira (16), após ato simbólico ocorrido em Três Coroas, o comando do Corpo de Bombeiros Voluntários está a cargo da Associação de Bombeiros Voluntários de Três Coroas, que passa a contar com o trabalho de mais três pessoas, totalizando um efetivo de 16 bombeiros.

Presidida por Juliano Volkart, a Associação existe há mais de 15 anos e, a partir deste momento, passa a ser responsável por toda a parte burocrática e jurídica, respondendo como uma Organização da Sociedade Civil  (OSC), a exemplo do que ocorre nas cidades de Rolante, Riozinho e Igrejinha, além de outros 60 municípios gaúchos.

Conforme Juliano, dos 16 bombeiros do efetivo de Três Coroas, cinco são motoristas, funcionários cedidos pela prefeitura. O valor pago ao restante do efetivo, assim como os gastos com equipamentos e manutenção dos serviços, serão pagos com recursos repassados pela administração municipal, no valor mensal de R$ 60 mil.

“Tendo em vista que, muitas vezes prestamos serviços de atendimento na ERS-115, nós pretendemos ainda tentar firmar um convênio com a EGR [Empresa Gaúcha de Rodovias], solicitando um repasse de verbas para a Associação, a exemplo do que acontece em outros municípios da região, buscando adquirir novos equipamentos e a qualificação de nosso efetivo”, relata o presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Três Coroas.

Aproveitando a presença do deputado estadual Carlos Burigo (MDB), na solenidade em que a Associação assumiu oficialmente o Corpo de Bombeiros Voluntários, o prefeito de Três Coroas, Alcindo Azevedo, e Juliano entregaram um ofício, solicitando o apoio do parlamentar na busca pelo novo repasse junto a EGR.

Conforme o prefeito Alcindo, esse repasse mensal, feito através de convênio, servirá para a manutenção da corporação, regularizando assim a situação dos Bombeiros de Três Coroas, que há muitos anos estava trabalhando de forma irregular, inclusive tendo sido apontado pelo Ministério Público.

 “Nosso objetivo é qualificar e melhorar a estrutura da corporação, inclusive, com o apoio da comunidade, o que não era possível no modelo antigo”, analisa o prefeito de Três Coroas.

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Três Coroas atende pelos telefones de emergência 193 e o convencional (51) 3546-6201.

>> Deixe sua opinião: