Atenção no verão: Conheça SEIS superalimentos para a estação

Nutricionista fala sobre a necessidade de hidratação nos dias quentes e indica alimentos para consumir nesta estação.
Publicado em 08/01/2020 10:48 | Atualizado em 10/01/2020 14:12 Off
Por Rádio Taquara
Fotos: Divulgação.

Com menos de três semanas de verão, o Rio Grande do Sul já experimentou temperaturas escaldantes, chegando a registrar quase 40 Cº no Vale Paranhana. O calorão despertou a curiosidade da reportagem do Jornal Panorama, que lançou uma enquete na página do Facebook, e perguntou aos leitores se as cidades da região tinham estrutura para suportar as altas temperaturas, com opções de lazer, alimentação e o próprio abastecimento de água. Ao todo, 399 pessoas participaram, sendo que 70% avaliaram que a região não tem estrutura adequada. Os outros 30% afirmaram que há opções como balneários e cenários do interior dos municípios. Com o resultado negativo, Panorama também procurou saber como o corpo reage às mudanças da estação, e quais os alimentos que podem contribuir para uma boa qualidade de vida no verão. Confira, abaixo, as dicas da nutricionista, Luciana Cruz.

Luciana explicou que, em relação às necessidades energéticas, o verão não representa mudanças no organismo. Mas, com o aumento da transpiração, relacionada ao calor, é necessário aumentar também o consumo de água, para garantir a hidratação e resfriamento do corpo. “O consumo normal de água é de 30 ml por kg de peso. Uma pessoa que pesa 60 kg, por exemplo, tem que consumir 1800 ml de água por dia. Com o calor, essa medida deve ser aumentada em 10 ml a 15 ml por kg. Portanto, essa pessoa teria que ingerir quase 3 l de água por dia, em situações extremas”, explicou a nutricionista.

sobre a alimentação, Luciana afirmou que frutas, verduras, carnes magras, carboidratos integrais são opções leves, que não comprometem a digestão nesses dias mais quentes. A nutricionista alertou para os perigos das “dietas milagrosas” do verão, afirmando que podem representar inúmeros prejuízos para o corpo e para a mente. “Como estamos com o corpo mais à mostra no verão, e também tendemos a estabelecer metas de ano novo, é comum que as pessoas busquem por um “corpo perfeito” nessa estação. Mas, sem orientação de um profissional, o efeito pode ser totalmente o contrário, representando perda muscular, desidratação e comprometimento do metabolismo. O que pode acarretar consequências emocionais também”, explicou Luciana.

A profissional disse que a frustração de uma dieta mal orientada pode desencadear uma compulsão alimentar, pela privação excessiva de alimentos e entrada num ciclo de sofrimento silencioso: o de comer, se sentir culpado e voltar a comer, sucessivamente. Luciana disse que o ideal é que se construa novos hábitos. “A escolha de novos alimentos e, por consequência, a mudança corporal é muito mais efetiva e permanente quando feita sem grandes restrições. Acontece através do autoconhecimento e autoaceitação, sem punições ao corpo, e a ajuda profissional pode ser de grande auxílio nessa caminhada”, argumentou Luciana.

Confira SEIS “superalimentos”, indicados por Luciana para o verão:

  • Couve – Auxilia muito na indesejada retenção de líquidos, rica em fibras. Dica: Use nas saladas e em sucos (evitando coar);
  • Água de coco – Hidrata e repõe as perdas de potássio que ocorrem através do suor excessivo. Dica: Procurar o consumo direto da fruta, e, quando não for possível, procurar as marcas que nos ingredientes conste apenas, água de coco;
  • Ovos – Proteína magra de fácil digestão, de absorção lenta, que oferece saciedade por um longo período e muitas vitaminas. Dica: Usar em sanduíches, omeletes ou saladas;
  • Cenoura – Fonte de betacaroteno que estimula a melanina, auxiliando no bronzeado. Dica: Ralada crua, na salada ou sanduíches temos melhor aproveitamento de vitaminas e fibras;
  • Peixes – Proteína de boa digestão, ricos em gordura boa (ômega 3) sendo um ótimo aporte de proteína para o verão e com o benefício da proteção cardiovascular. Dica: Evite os fritos e empanados, opte pelos cozidos e assados.
  • Milho verde (não o de latinha) – Carboidrato rico em fibras e antioxidantes, que melhora a saúde intestinal e traz saciedade. Dica: Ótimo lanche para a família na beira da praia ou piscina. Cuide o excesso de sal e evite as margarinas e manteigas.
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