Atividades com Apae e escolas de Igrejinha conscientizam alunos sobre o Dia do Rio

O dia contou com atividades interativas, apresentação do processo de tratamento da água, exposição do Ecoponto e muito mais.
Publicado em 29/11/2021 14:52 | Atualizado em 29/11/2021 14:53 Off
Por Alan Júnior

O Dia do Rio, 24 de novembro, foi celebrado com programação especial para os alunos da Rede Municipal e Estadual pública e privada de Ensino e APAE no Centro Administrativo Prefeito Lauri Auri Krause, em Igrejinha. As atividades, que foram organizadas pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, contaram com a presença e interação da Corsan, do Centro de Educação Ambiental Augusto Kampff (CEAAK) e do Pró-Sinos Consórcio Público de Saneamento. As turmas foram recebidas ao longo de todo o dia e conduzidas a participar dos momentos propostos. 

O CEAAK, representado por seus ecomonitores, propuseram atividades interativas entre os alunos, seguindo a temática proposta. O Pró-Sinos, trouxe como acompanhante o Saneco, mascote do consórcio. Era ele quem interagia com os jovens e crianças, apresentando um painel itinerante com explicações sobre saneamento básico, destinação de resíduos, esgoto, entre outros temas.

Já a Corsan, através do núcleo de Educação Ambiental, trouxe para o evento uma mini ETA – Estação de Tratamento de água, onde os alunos puderam ver e entender de que forma é feito o processo que garante os padrões de potabilidade da água para o consumo. Os profissionais responsáveis abordavam a temática da consciência no uso da água, além de destacar a importância do destino correto de resíduos.

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente apresentou às turmas uma exposição sobre o Ecoponto do Município de Igrejinha, explicando seu funcionamento, dias de atendimento e local. O dia foi de conscientização, aprendizado e trocas, incentivando o cuidado e a preservação da natureza, em especial do Rio Paranhana, que foi – e ainda é – de extrema importância para o desenvolvimento da cidade e da região.