Geral
  ATIVIDADES PRESENCIAIS

Atividades presenciais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são retomadas em Rolante

Grupos da terceira idade já estão voltando para as oficinas de recreação e atividades físicas
Fotos: Edna Cardoso/Prefeitura de Rolante

Entre as mudanças de relacionamento ocasionadas durante a pandemia da Covid-19 (novo coronavírus), os idosos foram os mais prejudicados, tendo que ficar isolados das outras pessoas por um longo período. Passados dois anos, período em que o contato com os integrantes dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos era feito através de vídeos encaminhados no WhatsApp, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania de Rolante decidiu retomar as atividades presenciais com os grupos da terceira idade, através das oficinas de recreação e atividades físicas, a conhecida “Ginástica da Terceira Idade”.

As atividades são ministradas pelo educador físico Aurélio Flesch, em segundas, terças e quintas-feiras, para cerca de 160 idosos, nas seguintes localidades: Km 17, Canto dos Cardoso, Centro, Morro Grande, Alto Rolante, Alto Rolantinho, Areia e Rio Branco.

“Este é um público diferenciado, temos que entender e respeitar os limites de cada um. O grupo não é apenas para que as pessoas pratiquem atividades físicas. Algumas vêm, especialmente, para poder interagir com outras pessoas, para conversar e ter uma hora e meia de descontração e diversão”, comenta Flesch.

Integrante do grupo do Centro há vários anos, Karle de Fraga, 76, fala sobre a importância de participar dos encontros semanais.

“Participo deste grupo há bastante tempo. A gente tem uma amizade sincera, difícil de encontrar em outros grupos. Eu sempre fico ansiosa para que chegue terça-feira para vir me exercitar e encontrar os amigos. Nós sentíamos muita falta desses encontros, do calor humano. Acompanhava os vídeos, mas nada se compara a estar aqui, conversar, poder dar um abraço nas pessoas que a gente gosta”, fala Karle.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Alzira Rippel, os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos têm um papel muito importante na saúde mental, física e na qualidade de vida de seus integrantes.

“Estes encontros fazem muito bem ao corpo e à alma dos nossos usuários”, fala a secretária Alzira.

Confira os dias e o horário de cada encontro dos grupos, em cada bairro ou localidade:

– Km 17 – segunda-feira, às 13h45, no Salão São José;

– Canto dos Cardoso – segundas-feiras, às 16h, no Salão da Igreja Assembleia de Deus;

– Centro terças-feiras, às 7h15, no Ginásio Municipal;

– Morro Grande – terças-feiras, às 9h30, no Salão São Miguel;

– Alto Rolante – terças-feiras, às 14h, no Cruzeiro;

– Alto Rolantinho – terças-feiras, às 16h, no Salão Santa Terezinha;

– Areia – quintas-feiras ,às 13h45, no Salão São Jacó;

– Rio Branco – quintas-feiras, às 16h, no Salão São José Operário.

Interessados em participar dos grupos devem dirigir-se à Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na rua Bernardo Henrique Bohlke Filho, 170, ou entrar em contato pelo telefone (51) 3547-1057.