Geral
  TRANSPORTE PÚBLICO

Audiência Pública debate concessão da exploração do sistema de transporte coletivo em Parobé

Dentre as sugestões apresentadas na Audiência estava o melhoramento da frota de transporte coletivo; valor das tarifas; fluxo dos itinerários e número de pontos de embarque e desembarque.
Foto: Guilherme Ribeiro/Prefeitura de Parobé

Debater a reestruturação e aperfeiçoamento do sistema de transporte coletivo em Parobé e a outorga da concessão da exploração desse sistema. Esse foi o intuito da Audiência Pública realizada pela Prefeitura de Parobé na noite desta quinta-feira, 20, na Câmara de Vereadores, com a presença de cidadãos e das instituições públicas e privadas, representativas de diversos segmentos da sociedade, que contribuíram para esse debate fundamental para o município.

Presente na audiência, o vice-prefeito e secretário de Assistência Social Alex Bora destacou que a reestruturação do transporte público municipal é uma demanda antiga da comunidade. “A modernização e ampliação do nosso sistema de transporte público é uma necessidade que se arrasta por anos e que, finalmente, está se encaminhando para uma resolução”, destaca Bora.

Durante a audiência, foram debatidos pelos participantes e apresentadas pela Prefeitura, as condições gerais que regerão o processo de licitação da exploração do sistema de transporte coletivo no âmbito do Município, constituindo esse evento como uma das etapas para a outorga da concessão.

Na audiência pública, as instituições e a população conheceram alguns pontos importantes elencados pela Administração Municipal que servirão de base a licitação do novo sistema de transporte de passageiros, além da Prefeitura apresentar dados da pesquisa de campo realizada sobre o transporte coletivo no município. Durante o evento, a população ainda apresentou sugestões para contribuir com o projeto base que define a mudança do atual sistema de transporte de passageiros.

Dentre as sugestões colocadas na Audiência pela Prefeitura, estava o melhoramento da frota de transporte coletivo, incluindo nos termos da concessão idade máxima dos veículos; valor das tarifas; o fluxo dos itinerários e o número de pontos de embarque/desembarque; entre muitos outros pontos importantes.

“Melhorar o transporte público em Parobé foi um dos desafios que elencamos como prioridade ao assumirmos a gestão e estamos dando andamento, de forma a ouvir todos os interessados no tema, para chegarmos ao melhor modelo possível. As contribuições da sociedade ao projeto base que foram elencadas na audiência serão agora analisadas e incluídas depois de uma avaliação técnica”, explica o prefeito Diego Picucha.