Geral

Banco de Sangue Virtual conecta doadores e pacientes em todo o estado

Plataforma criada por Ricardo Nunes busca facilitar a doação de sangue e ampliar o número de voluntários
Ricardo Nunes, João Jacobs e André Amaral divulgam o Banco de Sangue Virtual na Rádio Taquara.
Foto: Vinicius Linden / Rádio Taquara

Na manhã desta quarta-feira (12), o programa Horário Nobre, da Rádio Taquara, recebeu Ricardo Nunes, idealizador do Banco de Sangue Virtual, e André Amaral, gerente do Sicoob Vale Sul, para falar sobre a iniciativa que conecta doadores a pacientes que precisam de sangue em todo o Rio Grande do Sul e Paraná.

O Banco de Sangue Virtual é uma plataforma que permite que qualquer pessoa, de qualquer localidade, solicite doadores para amigos ou familiares. O sistema cruza os dados cadastrados e encaminha pedidos via WhatsApp e e-mail para voluntários compatíveis na região necessária. “Criamos instantaneamente uma mega campanha silenciosa pelo WhatsApp para aquele paciente”, explicou Nunes.

A iniciativa, que começou com 62 doadores, hoje conta com mais de 33 mil voluntários cadastrados. O projeto também mantém um canal de dúvidas, onde doadores podem esclarecer questões sobre elegibilidade e procedimentos. “Muita gente não doa por falta de informação”, afirmou Nunes, destacando a importância da conscientização.

O Sicoob Vale Sul apoia o projeto há três anos, contribuindo para a manutenção das campanhas de divulgação. “É uma iniciativa que salva vidas, e queremos incentivar cada vez mais pessoas a participarem dessa corrente do bem”, destacou André Amaral.

Para se cadastrar como doador ou solicitar doações, basta acessar www.bancodesanguevirtual.com.br. O projeto também está presente no Instagram, onde divulga informações e incentiva novas adesões.