Bombeiros militares de Taquara e Parobé participam de capacitação sobre os perigos da energia solar

Encontro reuniu também representantes de outros pelotões da área do 2º BBM
Publicado em 15/10/2021 08:31 | Atualizado em 15/10/2021 10:13 Off
Por Cleusa Silva
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Taquara

Com o objetivo de qualificar o seu efetivo do Vale do Paranhana, o 2º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) promoveu, nesta quinta-feira (14), uma capacitação sobre os perigos da instalação e manutenção das placas de energia solar. O encontro, realizado no quartel de Taquara, reuniu 52 bombeiros, de Taquara e Parobé e outras cidades da região, e também contou com a presença do Sub Comandante do 2º BBM, Major Deoclides Silva da Rosa.

De acordo com o comandante da corporação de Taquara, tenente Waldemar David Pereira Dias, a palestra foi ministrada por Jonas Pereira Dias, especialista em energia fotovoltaica (solar), que mostrou as formas de gerenciamento em um enfrentamento de incêndio em residência ou comércio que possuam este sistema, totalmente diferente do sistema convencional de fornecimento de energia elétrica. 

“A fase inicial do combate a incêndio inicia pelo corte de fornecimento de energia elétrica, eliminando assim o risco. Temos o registro de inúmeros casos já ocorridos de óbito de bombeiros em atendimento, felizmente em Taquara nunca ocorreu este fato, diferente da cidade de Canoas, onde um bombeiro sofreu uma descarga elétrica durante o combate a incêndio, fato ocorrido devido ao estabelecimento ter fornecimento ilegal de energia elétrica e não ter sido detectado pela guarnição de serviço”, relata o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Taquara.

Tenente Dias contou ainda que, visando a preservação, qualificação e bem estar de seu efetivo, o Corpo de Bombeiros Militar de Taquara vem trazendo palestrantes especialistas nas mais diversas áreas, preenchendo algumas lacunas de conhecimento e aprimorando ainda mais os serviços prestados a comunidade atendida.

Além dos efetivos dos quarteis de Taquara e Parobé, também participaram da capacitação dois integrantes de cada pelotão da área de ação do 2º BBM, de São Leopoldo, as cidades de Sapiranga, Novo Hamburgo, Estancia Velha, Dois Irmãos, Portão, Campo Bom, São Leopoldo, Sapucaia, Montenegro e Taquari.

>> Deixe sua opinião: