A Câmara de Vereadores de Taquara aprovou, nas sessões ordinárias deste mês de fevereiro, duas moções. As proposições abordam temas distintos: uma manifestação de contrariedade a declarações do influenciador Eduardo Bueno e uma moção de apoio a candidatos do concurso público da Polícia Civil do Estado.
A Moção nº 0001/2026, protocolada sob o nº 0061/2026 e apresentada pela vereadora Jaimara Ribeiro de Almeida (PL), manifesta contrariedade à declaração feita por Eduardo Bueno em seu canal no YouTube, na qual afirmou que “deveria ser proibido evangélico votar” .
No texto, a vereadora sustenta que a fala incita a supressão de direito político fundamental com base em identidade religiosa e argumenta que a Constituição Federal assegura a liberdade de crença e o sufrágio universal. A moção também requer ampla publicidade do posicionamento da Casa como forma de reafirmar o compromisso com a diversidade religiosa e a ordem constitucional. A matéria foi apreciada na sessão do último dia 18, e aprovada por maioria simples, com 13 votos favoráveis e uma abstenção.
Já a Moção nº 0002/2026, protocolada sob o nº 0121/2026 e de iniciativa do vereador Telmo Vieira (Progressistas), trata de apoio aos candidatos do concurso público para ingresso na Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul .
Conforme o documento, a proposição manifesta preocupação com o número reduzido de candidatos convocados para o Teste de Aptidão Física (TAF) e com a existência de cláusula editalícia que elimina os demais aprovados que não forem selecionados para essa etapa. O texto solicita o encaminhamento de correspondência ao governador do Estado, ao secretário estadual da Segurança Pública, ao chefe de Polícia e à banca organizadora do concurso, a fim de que avaliem a ampliação do número de convocados ou a revisão dos critérios estabelecidos . A moção foi votada na sessão desta terça-feira (24) e aprovada por unanimidade.


