Câmara de Vereadores de Parobé sedia reunião sobre hospital regional federal

Proposta é construir uma instituição que seja integralmente custeada por repasses da União
Publicado em 13/08/2021 16:01 Off
Por Alan Júnior

A construção de um hospital regional federal foi tema de uma reunião na Câmara de Vereadores de Parobé na tarde desta quinta-feira (12). O projeto consiste na construção de uma casa de saúde que atenda a demanda reprimida da região e seja integralmente custeada por recursos do governo federal. 

Quem lidera a iniciativa é o presidente do Legislativo de Sapiranga, Leandro Costa (PP), que foi convidado pelo vereador Maicon Bora (PL) para explicar os detalhes da iniciativa. Conforme Leandro, o modelo a ser seguido é o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que é referência em atendimentos no estado e funciona em parceria com cursos de medicina. “Olhando a grosso modo, precisaríamos, hoje, de R$ 120 milhões para esse projeto. Realmente não é fácil, mas se fosse fácil já teria sido feito”, enfatizou. 

Em 2011 um movimento parecido também ganhou força na região, mas a proposta esbarrou no fato de que a tentativa era de criar um hospital estadual. Dessa forma, não havia garantias de aumento no orçamento do Estado para saúde, então seria “tirar de um e dar para outro”, explicou Costa.

O objetivo das diversas reuniões que têm sido realizadas pela região é fortalecer a iniciativa com apoio de vereadores, deputados e prefeitos para que o projeto possa chegar a Brasília. “A gente precisa pensar em algo que seja resolutivo, e não continuar dependendo de soluções temporárias”, concluiu o vereador sapiranguense. 

“Tenho participado de reuniões sobre esse tema e entendo que seria algo muito positivo para toda a região”, concluiu o presidente do Legislativo de Parobé, Marcos Friedrich (PDT).

Participaram da reunião os vereadores Marcos Friedrich, Nilson Machado (DEM), Sergio Padilha (Cidadania), Maicon Bora (PL) e o vice-prefeito Alex Bora.

>> Deixe sua opinião: