Terminou neste sábado a história de 16 anos da estrutura, inaugurada ainda no ano de 1994. Desde as sete horas da manhã, máquinas e operários da Secretaria Municipal de Obras atuaram na demolição do espaço, após uma negociação que se arrastou por mais de três anos. A demolição começou com a retirada das telhas, que serão reaproveitadas por parte da Prefeitura, e posteriormente com as máquinas colocando abaixo os módulos. A previsão do secretário de Obras, José Luiz Kelsch, é de que os trabalhos se estendam, pelo menos, até o meio da tarde. A Prefeitura também irá demolir a as lojas que ficavam atrás do camelódromo, como a floricultura e uma loja de produtos exotéricos. Esta última, aliás, não retirou os seus produtos do estabelecimento, forçando a administração municipal a arrombar a porta e providenciar a retirada dos objetos, para possibilitar a demolição. Os camelôs foram transferidos para a antiga rodoviária de Taquara.
Reforma da Praça da Bandeira não precisará passar por licitação
A Prefeitura de Taquara detalhou nesta semana o projeto de revitalização do logradouro, que será iniciado após demolição do camelódromo. O primeiro passo será a adequação da arborização da praça, com a retirada de espécies que possam atrapalhar nas obras, as quais não terão que passar por processo licitatório. Isso porque, uma empresa responsável pela construção de um empreendimento em Taquara descumpriu regras previstas no Plano Diretor e para tanto foi multada no valor de 120 mil reais. Em vez de quitar o débito, a empresa resolveu assumir a responsabilidade pelo investimento na Praça da Bandeira, acordo que também foi homologado pela Justiça. O prazo para as obras é de 90 dias.
Projeto prevê criação de cinco novos espaços na praça
Diferentemente da Marechal Deodoro, na rua Júlio de Castilhos, a Praça da Bandeira será o espaço dedicado à família, onde os pais poderão levar as crianças para brincar. Isso é o que sublinha a vice-prefeita Michelle Sápiras, que conduziu a negociação final com os camelôs para saírem da praça. O novo logradouro também contará com quatro novos ambientes: “espaço dos ventos”, “espaço das bromélias”, “espaço dos brinquedos” e “espaço das bandeiras”. A reforma também envolve todo o processo de paisagismo. Um dos pontos importantes é o aumento do espaço físico e ainda a iluminação, que receberá um projeto elétrico totalmente reformulado.


