Geral

Caminhada em Taquara busca conscientizar sobre o autismo neste sábado (11)

Evento promovido por mães atípicas terá concentração em frente à Câmara de Vereadores e segue até a Praça Central

Representantes da Associação de Mães Atípicas (AMA) de Taquara destacaram, em entrevista à Rádio Taquara, a realização de uma caminhada de conscientização sobre o autismo marcada para este sábado, 11 de abril. A atividade integra as ações do Abril Azul e tem como objetivo ampliar a informação e a visibilidade sobre o tema na comunidade.

Conforme as participantes Angélica Lahm, Viviana Simões, Michele de Oliveira e Daiana Brizola, o evento terá início às 8h30, com concentração em frente à Câmara de Vereadores. A saída da caminhada está prevista para as 9h, com trajeto até a Praça Marechal Deodoro. A orientação é para que os participantes utilizem roupas nas cores azul ou branca, em alusão à campanha.

Durante a mobilização, serão distribuídos materiais informativos sobre o autismo, além da presença de famílias e crianças, com foco na conscientização da população. Segundo as representantes, a proposta também busca proporcionar um ambiente mais acolhedor para os participantes, considerando as necessidades das pessoas atípicas.

A AMA está em processo de formalização e atua no apoio a famílias de pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento, promovendo troca de experiências, orientação e mobilização por direitos e acesso a serviços. As entrevistadas ressaltaram que ainda há desconhecimento por parte da sociedade sobre o autismo e sobre legislações que garantem direitos a pessoas atípicas e seus cuidadores.

A caminhada é aberta ao público e contará com a participação de familiares, profissionais e apoiadores da causa.