Capacitação para professores marcou abertura do ano letivo em Taquara

Conferencista Eduardo Shinyashiki falou para cerca de 600 docentes da rede municipal de ensino.
Publicado em 16/02/2018 08:56 Off
Por Vinicius Linden

Cerca de 600 professores da rede municipal de ensino de Taquara participaram, na quarta-feira (14), da capacitação de abertura do ano letivo, com a palestra “Competências Sociemocionais na Educação, Integração entre o Sentir e o Aprender, ministrada pelo conferencista Eduardo Vahia Tadeu Shinyashiki. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE), no ginásio do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), com recepção do músico Kiko Souza e da cantora Letícia Roennau. As aulas iniciam na próxima segunda-feira, dia 19, para mais de 6.700 alunos.

Durante sua explanação, Shinyashiki destacou a importância de experienciar mudanças. “Todos nós já experimentamos o que é falhar em algum momento da nossa vida. Somos seres imperfeitos, faz parte do nosso aprimoramento. Às vezes sabemos o que precisa ser feito e não fazemos. Pare e pense, o que de fato queremos? Algumas pessoas estão presas à repetição, repetimos as mesmas experiências ano após ano, mas os tempos mudaram e está pedindo para todos avançarem. Temos que questionar o que ainda é relevante, o que não se faz mais necessário e o que precisamos incrementar. Então vamos fazer os ajustes. O que é necessário para criarmos crianças líderes no mundo hoje? Será que estamos criando de forma adequada estes novos líderes?”, questionou o conferencista.

Participando do evento, o prefeito Tito Livio Jaeger Filho desejou um bom retorno aos professores. “Espero que todos vocês tenham aproveitado este período de descanso, sabemos que não é fácil lidar com crianças todos os dias, o trabalho é árduo, cansativo, por isso é importante este recesso para que retornem com o corpo e a mente sã para enfrentar o ano e educar com carinho as nossas crianças”, mencionou Tito, relatando o avanço que a Educação de Taquara teve desde 2013, mesmo com as dificuldades financeiras. O vice-prefeito Hélio Cardoso Neto também prestigiou o momento. “É uma honra estar, mais uma vez, na abertura de um ano letivo com vocês. Vocês fazem parte da força motivadora das nossas escolas. Não cansamos de dizer, o Tito e eu, que temos orgulho da Educação de Taquara por conta do trabalho de cada um de vocês”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Guido Mário Prass Filho, também participou do ato. “Se nós queremos um mundo melhor não tem outro caminho que não seja pela Educação. Educação é a ferramenta que transforma, é fundamental para o desenvolvimento do país. Então vamos retomar o ano letivo com muita vontade de educar as crianças e os jovens do município de Taquara”. O secretário Antônio Edmar Teixeira de Holanda fez agradecimentos. “Agradeço imensamente ao IACS pela parceria, pela cedência do espaço e por toda a acolhida. Destaco que 2017 foi um ano muito especial à educação taquarense, começando pelo número de alunos aprovados em instituições federais. Quem está de parabéns são as nossas escolas, pois conseguimos trabalhar os desafios que aparecem pelo caminho. Sabemos que a sociedade se transforma junto ao avanço da tecnologia, neste contexto de mudanças a escola começa a perceber que o foco não pode ser mais o ensino e sim a aprendizagem”, observou.

O diretor do IACS, João Cesi Lopes dos Santos, deu boas vindas aos professores, desejando um encontro enriquecedor e explanou sobre a instituição. “Estamos muito felizes em recebermos todos vocês neste encontro que acho ser histórico para a instituição. Há 90 anos o IACS foi criado. Hoje estudam aqui 1300 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, cerca de 270 alunos moram na escola. Temos como diferenciais os valores, a segurança, a estrutura, a qualidade, e, atendemos em torno de 450 famílias carentes, além dos diversos programas e projetos que fazem do IACS uma instituição reconhecida”, destacou o diretor.

A capacitação de abertura do ano letivo contou com as presenças da presidente do Conselho Municipal de Educação, Vivian Angeli; dos vereadores Mônica Faccio, Levi Batista de Lima Junior e Daniel Laerte Lahm Preto; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Dircinei Antonelo; do secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Anildo Araújo; do diretor de Cultura, Paulo Wagner; dos conselheiros tutelares Jonathan de Moura Almeida e Vanderlei Luis Collet e dos funcionários da SMECE, diretores e professores da rede municipal de ensino de Taquara.

>> Deixe sua opinião: