Educação

Capacitação para professores marcou abertura do ano letivo em Taquara

Conferencista Eduardo Shinyashiki falou para cerca de 600 docentes da rede municipal de ensino.

Cerca de 600 professores da rede municipal de ensino de Taquara participaram, na quarta-feira (14), da capacitação de abertura do ano letivo, com a palestra “Competências Sociemocionais na Educação, Integração entre o Sentir e o Aprender, ministrada pelo conferencista Eduardo Vahia Tadeu Shinyashiki. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE), no ginásio do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), com recepção do músico Kiko Souza e da cantora Letícia Roennau. As aulas iniciam na próxima segunda-feira, dia 19, para mais de 6.700 alunos.

Durante sua explanação, Shinyashiki destacou a importância de experienciar mudanças. “Todos nós já experimentamos o que é falhar em algum momento da nossa vida. Somos seres imperfeitos, faz parte do nosso aprimoramento. Às vezes sabemos o que precisa ser feito e não fazemos. Pare e pense, o que de fato queremos? Algumas pessoas estão presas à repetição, repetimos as mesmas experiências ano após ano, mas os tempos mudaram e está pedindo para todos avançarem. Temos que questionar o que ainda é relevante, o que não se faz mais necessário e o que precisamos incrementar. Então vamos fazer os ajustes. O que é necessário para criarmos crianças líderes no mundo hoje? Será que estamos criando de forma adequada estes novos líderes?”, questionou o conferencista.

Participando do evento, o prefeito Tito Livio Jaeger Filho desejou um bom retorno aos professores. “Espero que todos vocês tenham aproveitado este período de descanso, sabemos que não é fácil lidar com crianças todos os dias, o trabalho é árduo, cansativo, por isso é importante este recesso para que retornem com o corpo e a mente sã para enfrentar o ano e educar com carinho as nossas crianças”, mencionou Tito, relatando o avanço que a Educação de Taquara teve desde 2013, mesmo com as dificuldades financeiras. O vice-prefeito Hélio Cardoso Neto também prestigiou o momento. “É uma honra estar, mais uma vez, na abertura de um ano letivo com vocês. Vocês fazem parte da força motivadora das nossas escolas. Não cansamos de dizer, o Tito e eu, que temos orgulho da Educação de Taquara por conta do trabalho de cada um de vocês”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Guido Mário Prass Filho, também participou do ato. “Se nós queremos um mundo melhor não tem outro caminho que não seja pela Educação. Educação é a ferramenta que transforma, é fundamental para o desenvolvimento do país. Então vamos retomar o ano letivo com muita vontade de educar as crianças e os jovens do município de Taquara”. O secretário Antônio Edmar Teixeira de Holanda fez agradecimentos. “Agradeço imensamente ao IACS pela parceria, pela cedência do espaço e por toda a acolhida. Destaco que 2017 foi um ano muito especial à educação taquarense, começando pelo número de alunos aprovados em instituições federais. Quem está de parabéns são as nossas escolas, pois conseguimos trabalhar os desafios que aparecem pelo caminho. Sabemos que a sociedade se transforma junto ao avanço da tecnologia, neste contexto de mudanças a escola começa a perceber que o foco não pode ser mais o ensino e sim a aprendizagem”, observou.

O diretor do IACS, João Cesi Lopes dos Santos, deu boas vindas aos professores, desejando um encontro enriquecedor e explanou sobre a instituição. “Estamos muito felizes em recebermos todos vocês neste encontro que acho ser histórico para a instituição. Há 90 anos o IACS foi criado. Hoje estudam aqui 1300 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, cerca de 270 alunos moram na escola. Temos como diferenciais os valores, a segurança, a estrutura, a qualidade, e, atendemos em torno de 450 famílias carentes, além dos diversos programas e projetos que fazem do IACS uma instituição reconhecida”, destacou o diretor.

A capacitação de abertura do ano letivo contou com as presenças da presidente do Conselho Municipal de Educação, Vivian Angeli; dos vereadores Mônica Faccio, Levi Batista de Lima Junior e Daniel Laerte Lahm Preto; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Dircinei Antonelo; do secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Anildo Araújo; do diretor de Cultura, Paulo Wagner; dos conselheiros tutelares Jonathan de Moura Almeida e Vanderlei Luis Collet e dos funcionários da SMECE, diretores e professores da rede municipal de ensino de Taquara.