Cartão Cidadão do RS deve ser retirado até sexta-feira (26) em Taquara

Beneficiários do cartão receberão um valor de R$ 400, divididos em quatro parcelas
Publicado em 24/11/2021 14:32 | Atualizado em 24/11/2021 14:33 Off
Por Cleusa Silva
Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Moradores de Taquara inscritos no CadÚnico, e que estão cadastrados no Bolsa Família com os critérios válidos até setembro, têm até sexta-feira (26) para retirar o “Cartão Cidadão Devolve ICMS”, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação do Município. A iniciativa, do Governo do Estado, tem como objetivo devolver recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a população que recebe o benefício social federal.

A partir de dezembro, os beneficiários do cartão receberão um valor de R$ 400, divididos em quatro parcelas que serão pagas a cada três meses. Este dinheiro não poderá ser sacado, mas poderá ser utilizado em mercados, farmácias e demais estabelecimentos, como um cartão de débito da rede Vero, do Banrisul.

Conforme a prefeitura de Taquara, no Município há 1.260 pessoas aptas a receber o benefício. Até o momento, pouco mais de 300 fizeram a retirada do cartão.

“É importante que essas famílias procurem a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação para saber se têm direito a receber o benefício. É algo que vai impactar positivamente em seus bolsos, e também na economia como um todo, pois esses recursos estarão circulando no comércio local a partir de dezembro”, alerta o secretário Maurício Souza da Rosa.

Para retirar o Cartão Cidadão Devolve ICMS, o morador de Taquara precisa ir até a secretaria, portando documento com foto e o número do CPF.

“Todas as dúvidas são tiradas no momento em que a pessoa recebe o cartão, sobre os locais em que pode utilizar, e como conferir o saldo após uma compra, para que ela aproveite o benefício da melhor forma”, explica a escriturária do Banrisul, Claudia Volkweis, que faz a entrega dos cartões.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação está localizada na rua Ernesto Alves, 2785, no bairro Jardim do Prado. O horário de atendimento é de segunda à quinta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h30min, e na sexta-feira, das 7h30min às 13h30min.

Benefício social

Uma das moradoras beneficiadas é a diarista Maria Aparecida da Rosa, de 55 anos. Ela não sabia que tinha direito de receber o cartão, até ser chamada para a sua retirada. Maria ficou feliz em receber o cartão, pois ajudará nas compras de alimentos para ela e seu filho de 18 anos. 

“Estou feliz em receber o cartão, pois esse valor vem em boa hora. Como tudo está caro ultimamente, toda quantia que a gente recebe já ajuda”, conta Maria Aparecida.

>> Deixe sua opinião: