Geral
  COMUNIDADE

Cartilha de Acessibilidade desenvolvida em Parobé é entregue na Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos

Durante o encontro foram discutidos projetos de acessibilidades, trocas de experiências e a oportunidade da Federação conhecer um pouco mais do trabalho realizado em Parobé.
Foto: Divulgação

Na segunda-feira (24), a coordenadora da Central Municipal de Libras (CIL) de Parobé, Miriam Freitas, promoveu a divulgação da Cartilha Viva Acessibilidade Comunicacional em Libras na Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis- RS), em Porto Alegre. A Feneis é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que tem por finalidade a defesa de políticas linguísticas, educação, cultura, emprego, saúde e assistência social, em favor da comunidade surda brasileira, bem como a defesa de seus direitos.

Representaram a entidade Diego Silva, diretor; Marcos Evangelista, gestor financeiro; Pâmela Garcia, assistente social e Rodrigo Pereira, professor de Libras. Foi entregue aos representantes a cartilha, elaborada pela CIL e lançada durante a 1ª Semana da Pessoa com Deficiência de Parobé em 2021, que destaca informações sobre leis de acessibilidade e, ainda, explicações sobre os tipos de deficiência.

Segundo Miriam, durante o encontro foram discutidos projetos de acessibilidades, trocas de experiências e a oportunidade da Federação conhecer um pouco mais do trabalho realizado em Parobé. “É uma honra para nós termos o reconhecimento da Feneis-rs e podermos contribuir com uma ferramenta de acessibilidade. Como sempre destaco: não podemos mudar as características dos sujeitos, mas podemos preparar os ambientes para recebê-los”, enfatiza Miriam.