Geral
  CUIDADO

Cartório Eleitoral de Taquara alerta para notícia falsa relacionada à biometria

Segundo o órgão, a biometria está suspensa e não tem previsão de retornar.

O Cartório Eleitoral de Taquara divulgou, nesta quarta-feira (26), um alerta sobre notícia falsa que está circulando nas redes sociais tratando da biometria. O texto atribui um prazo até 4 de maio para a realização do cadastro biométrico, mas o Cartório ressalta que essa informação é falsa. O cadastro biométrico não foi retomado e não será exigido nas eleições de 2022.

A notícia falsa pede atenção para o cadastro eleitoral que se encerra em 4 de maio e diz que, quem não estiver cadastrado com a biometria, não poderia votar. Diz que a esquerda, a imprensa e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão “caladinhos sobre isto”.

O Cartório Eleitoral ressalta que o prazo de 4 de maio é para quem quer fazer o primeiro título, transferência, trocar local de votação, revisar algum dado incorreto no cadastro ou regularizar alguma pendência. Não tem relação com o cadastro biométrico.

Ainda conforme o Cartório, a biometria está suspensa e não tem previsão de retornar, o que deverá ocorrer somente depois de passar a pandemia. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp do Cartório, no número (51) 9.9889.9202 – as respostas são realizadas no turno da tarde, das 11 às 18 horas.