Geral
  UM ANO DE ATIVIDADES

Castra Fixo de Igrejinha irá completar um ano de atividades

No primeiro ano de funcionamento já foram realizadas mil castrações, além de vários outros tipos de procedimentos
Fotos: Divulgação/Prefeitura de Igrejinha

Aberto com o objetivo de atender os animais de rua do Município, o Castra Fixo de Igrejinha irá completar um ano de funcionamento, no próximo domingo (10). Desde que foi inaugurado, o espaço já passou por diversas melhorias, se tornando destaque no estado e garantindo a marca de mil castrações realizadas em um ano.

Além de castrações, a estrutura permite a realização de outros atendimentos, como consultas, vacinações, exames de sangue, radiografias, cirurgias terapêuticas e averiguação de denúncias de maus tratos e abandono animal.

A médica veterinária Andrea Seibel, que atua no local desde a inauguração, destaca que, em apenas um ano de atendimento, muitos avanços já foram efetivados.

“Já atendemos aqui no Castra Fixo todos os tipos de casos, e é sempre muito gratificante quando podemos dar um final feliz para cães e gatos que estão em situação de vulnerabilidade, ou mesmo para famílias que não teriam como pagar para cuidar do seu bichinho, é um grande orgulho”, afirma Andrea.

Conforme a prefeitura de Igrejinha, recentemente o espaço recebeu novos investimentos através do Programa de Atendimento aos Animais de Rua, garantindo a contratação de mais uma médica veterinária, a construção de uma nova sala de cirurgia e de um depósito para estocagem de medicamentos e suplementos alimentares.

O secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Igrejinha, Jéferson Corá, afirma que todos os investimentos feitos desde que o Castra Fixo foi inaugurado só demonstram a importância que o espaço vem adquirindo no município.

“A necessidade de ampliação do Castra Fixo, em menos de um ano de funcionamento, só reafirma o quanto o local tem potencial para desenvolvimento dessas políticas públicas em prol da defesa animal no Município. Comemorar esse primeiro ano é uma grande alegria e a marca de mil castrações realizadas nesse tempo são resultado de todo o trabalho realizado pela equipe de profissionais”, destaca o secretário.

Outra importante ação que tem sido desenvolvida pelo Castra Fixo, através do Departamento de Bem-Estar Animal, são as Feirinhas de Adoção, que buscam encontrar um lar responsável para animais abandonados.

Todos os cães e gatos que são adotados nas feirinhas são previamente castrados, vacinados e microchipados, uma tecnologia que permite identificar o tutor do animal em caso de fuga ou abandono.

Ainda com o objetivo de aumentar o número de atendimentos no Castra Fixo, a equipe técnica do local recebeu, no último mês, um novo veículo para compor a sua frota, o que viabilizará a averiguação mais ágil de denúncias e chamados ao Departamento de Bem-Estar Animal.

O prefeito Leandro Hörlle lembra que o Castra Fixo de  Igrejinha é um projeto pioneiro na região e no estado.

“São raras as cidades que contam com uma política pública voltada exclusivamente para os animais. Essa busca por diminuir o número de animais de rua implica não só nos cuidados com os cães e gatos, mas também na qualidade de vida dos munícipes. Depois de um ano da inauguração do Castra Fixo já estamos colhendo muitos frutos positivos, e com todos os investimentos realizados esperamos continuar oferecendo um serviço de qualidade para a comunidade”, afirma Leandro.

O Castra Fixo de Igrejinha fica localizado na rua Tristão Monteiro, no bairro 15 de Novembro, ao lado da secretaria de Obras e Trânsito do Município.