Centro de Atendimento Pós-Covid de Parobé já está em operação

A Prefeitura disponibiliza uma equipe multidisciplinar na UBS Nova Parobé, com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e clínico geral
Publicado em 12/07/2021 15:08 Off
Por Alan Júnior

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Parobé

Já está em funcionamento o Centro de Atendimento Pós-covid de Parobé. O serviço, que segundo a Prefeitura é pioneiro na região, funciona na UBS Nova Parobé e é dedicado ao atendimento de pacientes que tiveram Covid-19 e ficaram com sequelas da doença.

De acordo com o prefeito Diego Picucha, o objetivo é dar a assistência médica e multiprofissional necessária para os pacientes acometidos pela Covid-19, principalmente aqueles que estiveram internados. “A missão da equipe é trabalhar conforme a necessidade de cada paciente, potencializando a rápida recuperação e melhorando a qualidade de vida de todos que precisarem de atendimento especializado”, explica Picucha.

Para isso, a Prefeitura disponibiliza uma equipe multidisciplinar na UBS Nova Parobé, com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e clínico geral. Quem estiver com sintomas de pós-covid pode procurar a UBS mais perto ou também ir diretamente à unidade Nova Parobé para receber o atendimento, que faz o acompanhamento das principais sequelas deixadas pela doença. O atendimento ocorrerá nas terças e quintas-feiras.

Segundo a secretária de Saúde, Ana Elisa de Lima, a Prefeitura constatou a necessidade de acompanhar esses pacientes pós-alta, pois há diversas situações de pessoas que venceram a Covid e que se internam novamente, inclusive em estado grave, por outras situações decorrentes da doença.

“Além desse acompanhamento servir para tratar os sintomas pós-covid, evitando um novo agravamento de problemas de saúde, ainda visa evitar que esse paciente venha a precisar de nova internação ou de tratamentos mais complexos e dispendiosos, que possam onerar o Sistema Público de Saúde (SUS)”, explica.

Falta de ar, cansaço extremo, dificuldades de raciocínio, alterações motoras, enxaqueca, perda de olfato e paladar, são algumas das principais sequelas apresentadas por pessoas já curadas pela Covid-19. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, é comum que ex-pacientes infectados pelo novo coronavírus apresentem estes sintomas por até 5 meses ou mais. 

A UBS Nova Parobé fica na rua Arlindo Feltes, 520, bairro Nova Parobé e atende das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone de contato é (51) 99221-3138.

>> Deixe sua opinião: