Dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul mostram que os seis municípios do Vale do Paranhana possuem 139.185 eleitores. Os dados foram compilados por Panorama no site do TRE, mas ainda podem sofrer alterações, segundo a Justiça Eleitoral, uma vez que os números de todo o País ainda estão sendo consolidados. Contudo, não devem aumentar, somente diminuir.
Segundo os números levantados (quadro abaixo), o crescimento do eleitorado regional é de cerca de 5% em relação ao ano de 2010, quando a região tinha 133.033 eleitores. Taquara continua líder no número de eleitores, enquanto Riozinho segue com a menor quantidade de votantes do Vale do Paranhana. Na região, 50,9% dos eleitores são do sexo feminino, enquanto o restante é do masculino. Segue baixo, porém, o número de eleitores menores de 18 anos, que representam apenas 2,6%.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Taquara, Alex Ruschell, a Justiça recebeu do Ministério Público a solicitação de uma lista nominal contendo todos os eleitores riozinhenses. O documento já foi entregue à Promotoria, a quem cabe dar encaminhamento à questão. Alex Ruschell lembra, porém, que os partidos políticos tiveram oportunidade de acompanhar todo o processo de alistamento eleitoral e não fizeram nenhum questionamento neste período. Lembra ainda que a legislação não permite revisão de eleitorado em ano eleitoral.
Sobre os números de eleitores do Vale do Paranhana, Alex, que responde pelos municípios de Taquara, Parobé, Riozinho e Rolante, informou que os dados não sofrerão aumento. Podem sofrer alterações somente em casos de diminuições ainda a serem totalizadas pela Justiça Eleitoral de outros Estados. É o caso, por exemplo, de pessoas que moravam em Taquara e transferiram seus títulos para outros domicílios eleitorais, deixando de votar na região.



