Geral
  MUITA CHUVA

Ciclone extratropical atinge o RS causando vento forte e chuva intensa nesta semana

Há localidades que poderão ter até 500 mm de chuvas. No Paranhana, as águas podem atingir 250 mm.

O Estado do Rio Grande do Sul deverá ser alcançado por um ciclone extratropical entre terça (3) e quinta-feira (5) desta semana. A intempérie tem potencial para causar fortes rajadas de vento, grandes volumes de chuva e agitação marítima, com ressaca na costa do Estado. 

O cenário será chuva moderada a forte, por vezes torrencial nas cidades do Nordeste Gaúcho, o que inclui principalmente a Serra, Alto Uruguai e Aparados da Serra, mas também o Litoral Norte e Vales (principalmento do Caí, dos Sinos e Taquari). Há risco de alagamentos, inundações, transbordamento de arroios, córregos e açudes, assim como deslizamento de terra e queda de barreiras. O risco é menor na região Metropolitana e Capital.

Segundo a BaroClima Meteorologia, a maioria dos dados projetam 200 a 250 mm de chuva na Serra, onde localizam-se as nascentes dos rios Caí, Sinos, Taquari-Antas e Paranhana. O cenário traz preocupação devido a elevada possibilidade de cheias destes rios. Ainda na área de risco estão o rio Mampituba, Gravataí e o Guaíba. Para a Região Metropolitana e Capital, os volumes tendem a variar entre 50 e 100 mm e para os Vales, entre 100 e 150 mm.

Em algumas cidades, principalmente da divisa com Santa Catarina não se descarta volumes extremos entre 400 e 500 mm de chuva acumulada nos próximos dias. O ciclone extratropical, área de baixa pressão atmosférica, formou-se entre a Argentina e o Paraguai e está se movendo em direção às costas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.