
O ciclone extratropical que mantém o Rio Grande do Sul em estado de alerta desde segunda-feira (8) avançou pelo Vale do Paranhana sem provocar danos até o momento. Apesar da expectativa de chuva intensa e ventos fortes, características comuns desse tipo de fenômeno, não houve registro de estragos nos municípios da região, segundo informações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
A previsão indicava que o sistema meteorológico atingiria a região entre a noite de terça-feira (9) e a manhã desta quarta-feira (10). A chuva chegou no fim da noite de terça, porém de forma moderada, sem causar transtornos. Já na manhã desta quarta, a instabilidade se intensificou, com períodos de chuva mais forte a partir das 9h, mas ainda assim sem ocorrências relacionadas a alagamentos, quedas de árvores ou danos estruturais.
Acumulado de chuva por município
Levantamento realizado pelo Observatório Espacial Heller & Jung, de Taquara, aponta que, entre os oito pontos de monitoramento da região, Rolante apresentou o maior acumulado de chuva nos últimos dois dias. O volume ultrapassou os 85 milímetros, seguido por municípios como Taquara e Parobé, que também registraram índices elevados.
Taquara: 65,5 mm no Centro, 53,8 mm em Santa Rosa, 51 mm em Padilha e 50,5 mm no Rio da Ilha
Parobé: 65,4 mm
Igrejinha: 47,7 mm
Três Coroas: 55,1 mm
Rolante: 85,8 mm


