Geral

Cleber Brenner leva duas músicas à 38ª Moenda da Canção

Compositor parobeense é um dos destaques do festival de Santa Antônio da Patrulha, que anunciou músicas e shows da sua 38ª edição
Cleber Brenner, à esquerda, durante 29ª Tertúlia Nativista em 2022 (Foto: Divulgação/Ariéli Ziegler)

O compositor parobeense Cleber Brenner é um dos destaques da 38ª Moenda da Canção. Ele assina duas obras entre as 14 canções selecionadas: “A Casa de Inah”, com letra de Ovidio Mayer, e “Sobre os Meus Pés”, de sua autoria completa. Ambas foram inscritas por Santa Maria (RS), cidade onde Cleber vive e atua como médico urologista.

Uma das canções mais carregadas de emoção entre as selecionadas é “A Casa de Inah”. A composição é uma homenagem a Lupicínio Rodrigues, inspirada no romance vivido com Inah, mulher que marcou profundamente a vida do compositor gaúcho.

“A Inah foi o grande amor da vida dele. Ela morava em Santa Maria, e ele acabou escolhendo a boemia e deixou dela. Anos depois, ao encontrá-la andando de braços com outro sujeito, compôs ‘Nervos de Aço’”, contou Cleber.

A música, escrita em primeira pessoa, imagina Lupicínio voltando por uma noite à cidade onde tudo começou.

“O importante é levar a mensagem”, resume o compositor, animado com a recepção que a obra pode ter no palco da Moenda.

“Sobre os Meus Pés”, segunda composição de Cleber entre as classificadas, carrega um tom ainda mais íntimo. Escrita e musicada por ele, a canção é dedicada à sua filha, num gesto de afeto traduzido em forma de poesia e melodia.

Em 2024, Brenner ganhou o 1º e o 2º lugares da Moenda, como autor da letra e melodia de duas músicas (“Carta ao Filho” e “Floresce“).

Quando e onde acontece a Moenda da Canção 2025?

Local: Ginásio Caetano Tedesco, Santo Antônio da Patrulha (RS)
Entrada: Gratuita

Datas:

  • 8 de agosto (sexta):
    • 4ª Moendinha
    • 14ª Moenda Instrumental
    • Show: Rafa Machado (ex-Chimarruts)
    • Divulgação das finalistas da Moenda Instrumental
    • Premiação da Moendinha
  • 9 de agosto (sábado):
    • 38ª Moenda da Canção – fase classificatória
    • Show: Os Fagundes
    • Anúncio das finalistas da Moenda da Canção
  • 10 de agosto (domingo):
    • Finais da Moenda da Canção e Instrumental
    • Show: “Juntos – Tributo a Bebeto Alves”, com Antonio Villeroy, Gelson Oliveira e Nelson Coelho de Castro
    • Premiação final