Geral

Com articulação do vereador Juliano, Igrejinha receberá recursos para combater efeitos da estiagem

Parlamentar se reuniu com o secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, nesta terça-feira (04).
Além de falar sobre a questão da estiagem, Juliano também apresentou pautas relacionadas à infraestrutura local e a situação da Barragem das Laranjeiras. Foto: divulgação.

O vereador Juliano Müller, de Igrejinha, divulgou nesta quarta-feira (05) que o município receberá R$ 70 mil da Secretaria Estadual de Obras e Habitação para a perfuração de poços artesianos. A informação foi confirmada durante reunião entre o parlamentar e o secretário José Stédile. O encontro ocorreu no Centro Administrativo do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, na manhã da última terça-feira (04).

Para Juliano essa é uma importante conquista. “Toda a região sofreu muito com a estiagem, especialmente no primeiro semestre. Só na agricultura, Igrejinha teve mais de R$ 1 milhão em perdas. Assim, pretendemos sanar parte dos prejuízos e também deixar nossos produtores rurais mais preparados para possíveis cenários futuros de escassez de água”, destacou o vereador.

O parlamentar tem acompanhado o assunto desde o primeiro trimestre, promovendo reuniões, debates e encontros acerca do tema. “Buscamos unir forças com a Defesa Civil, apresentamos o cenário ao Executivo, ouvimos o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Tudo isso contribuiu para que o município decretasse situação de emergência e para que, agora, estivesse apto a receber recursos”, informou o vereador Juliano.

Asfalto na ligação entre Igrejinha e Parobé

Outros assuntos também estiveram em pauta durante o encontro. Entre eles, o recurso para asfaltar a rua Theobaldo Lanz, que liga Igrejinha a Parobé através do loteamento Morada Verde. “A obra já é um compromisso do governo estadual e o capital já foi garantido. Agora falta apenas o Governo Federal autorizar o início das obras”, informou o vereador.

A reunião entre Juliano e Stédile ainda teve como pauta, um assunto de interesse regional: a Barragem das Laranjeiras. A estrutura está localizada no interior de Canela, próximo da divisa com Três Coroas. “O secretário informou que já visitou o local e está analisando tanto a segurança da edificação quanto a possibilidade da Secretaria Estadual de Obras assumir a barragem e sua gestão”, concluiu o vereador Juliano.