O governador Eduardo Leite utilizou, neste sábado (28), uma notícia do Jornal Panorama para comemorar os efeitos da redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o setor calçadista. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (27) pelo chefe do Executivo, sendo comemorada por empresários. Após o anúncio, a Bebecê, de Três Coroas, informou que retomará 100% das operações no Rio Grande do Sul. “Estamos reformando o Rio Grande do Sul, reduzindo a burocracia e os impostos e formando parcerias com a iniciativa privada para colocar esse estado para crescer, se desenvolver e gerar empregos”, defendeu Leite.
Veja o tweet de Leite:
Estamos reformando o RS, reduzindo a burocracia e os impostos e formando parcerias com a iniciativa privada para colocar esse estado pra crescer, se desenvolver e gerar empregos! pic.twitter.com/5iOtxd6fm6
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) 28 de dezembro de 2019
Maior produtora de calçados em Três Coroas, com 22 mil pares/dia, a Bebecê, por conta dos incentivos fiscais oferecidos pelo Espírito Santo, transporta 90% de sua produção (os 10% restantes ficam para redes de lojas no RS) para um centro de distribuição em Cariacica, de onde os pares partem para todo o país com um imposto operacional de 1%. “Sou gaúcho, a empresa nasceu aqui, nossos negócios estão aqui e fomos forçados a abrir uma distribuidora no Espírito Santo. Já estou há dez anos junto nesta batalha. Não queremos privilégio, queremos igualdade”, declara o empresário Analdo Moraes.
O dirigente da Bebecê afirma que, a partir do decreto, retornará 100% da distribuição para o RS nos próximos dias. “Estamos animados com isso e, inclusive, projetando crescer, gerar empregos. É disso que eu gosto, desenvolver, crescer e ter liberdade para isso. Incertezas dificultam as decisões e entendo que estamos de volta no jogo. Vai ser um grande passo para o Estado, trata-se de uma atitude inteligente do governo, porque vai gerar emprego e renda, muito maior do que poderia deixar de ser arrecadado”, elogia ele.


