Com organização de professor da Faccat, dicionário sobre Desenvolvimento Regional é lançado

As obras podem ser acessadas gratuitamente por meio da internet.
Publicado em 25/09/2021 19:43 | Atualizado em 26/09/2021 02:47 Off
Por Vinicius Linden

Organizadas pelo professor Dr. Marcos Griebeler, das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), a versão da obra “Dicionário de Desenvolvimento Regional e Temas Correlatos – Versão Revisada E Ampliada” e a versão em língua espanhola “Diccionario de Desarrollo Regional Y Cuestiones Conexas”, foram lançadas no dia 14 de setembro, pela editora Conceito. As obras podem ser acessadas gratuitamente por meio do site https://editoraconceito.com.br/administracao .

De acordo com o professor Marcos Paulo, os livros possuem a participação de 130 colegas de profissão, entre professores e profissionais liberais do Brasil, da Argentina, do Chile, do Uruguai e do Equador.  “A partir de suas respectivas áreas de atuação, estes colegas prontamente aceitaram o convite para integrarem este dicionário. É importante ressaltar que os participantes redigiram para esta oportunidade, 272 verbetes, a fim de que fosse possível contribuir na exposição e na compreensão de assuntos que para muitas pessoas, por vezes, não são conhecidos em seu cotidiano”, explica Marcos Paulo, que é professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Faccat (PPGDR/FACCAT), além de ser coordenador dos cursos de Administração; Ciências Contábeis; Gestão Comercial e de Turismo.

A primeira versão

A primeira versão foi lançada em 2017, mas devido a dinamicidade de temas, foi necessário a ampliação da obra.  “Entende-se que as obras cumprem com a função de ser uma fonte de consulta e de informação, tanto para a comunidade acadêmica como para o público em geral. Então, frente ao atual cenário, complexo e mutável, é fundamental que se possa identificar e entender de maneira objetiva como se apresentam alguns dos fatores que influenciam nas condições de vida da população mundial e brasileira”, destaca o organizador do livro.

Além disso, o prof. Marcos Griebeler comenta que em termos de reconhecimento pela atenção recebida nos mais diversos sentidos, é preciso fazer um agradecimento especial ao professor Dr. Mario Riedl, coautor da primeira versão do dicionário, e ao professor José Odelson Schneider (1937-2020), que faleceu no ano passado, e que contribuiu muito com a obra.

Saiba mais sobre as versões em:
Desenvolvimento Regional em Perspectiva – Volume IV
Diccionario de Desarrollo Regional y Cuestiones Conexas

>> Deixe sua opinião: