Geral
  EXERCÍCIOS FÍSICOS

Com retomada de atividades presenciais Dia do Desafio será realizado em 25 de maio

O evento, que será coordenado pelo Sesc/RS, também vai propor a doação de leite UHT e ações de inclusão.

Depois de duas edições com realização on-line devido à pandemia, o Dia do Desafio (DDD) voltará a acontecer de forma presencial no Rio Grande do Sul em 2022. Coordenado pelo Sesc/RS no Estado, o evento ocorre no dia 25 de maio e tem como objetivo convidar as pessoas a praticarem exercícios físicos por pelo menos 15 minutos, em prol da saúde e do bem-estar físico e mental. 

Neste ano, mais uma vez será promovido o Desafio Solidário, com a arrecadação de caixinhas de leite UHT em todas as Unidades do Sesc/RS, Senac e Sindicatos filiados à Fecomércio-RS. Os itens doados serão destinados a entidades sociais cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc.

As 50 Unidades do Sesc/RS farão atividades em suas cidades e regiões de abrangência, envolvendo, além da população em geral, empresas, escolas, poder público e entidades sociais. Também serão realizadas ações de inclusão, com exercícios voltados a pessoas com e sem deficiência. A ideia é compartilhar experiências, com a prática de esportes paralímpicos e o exercício de se colocar no lugar do outro.

Em Porto Alegre, a Esquina Democrática receberá o Chute a Gol, e o Largo Glênio Peres terá a Arena da Inclusão – com tatame para realização de diversas atividades paralímpicas, como artes marciais, basquete em cadeira de rodas e goalball – e um circuito de brincadeiras de criança. Nos locais, também haverá a arrecadação de leite UHT para o Desafio Solidário. Já na sede da Fecomércio-RS serão realizadas ações voltadas ao público interno, imprensa e convidados, como a Esteira da Fama e o Dia da Inclusão.

Sobre o DDD

O Dia do Desafio foi criado nos anos 80, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição saudável entre cidades. Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All) – conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO – e trata-se de uma realização das Prefeituras Municipais. É um movimento comunitário, realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio, que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.