Comandante anuncia instalação de tanque em caminhão dos bombeiros de Taquara sem uso desde 2013

Veículo foi doado pela Câmara de Vereadores à corporação, mas faltava o Estado comprar o tanque.
Publicado em 20/01/2020 15:48 | Atualizado em 21/01/2020 21:48 Off
Por Vinicius Linden

O comandante do Corpo de Bombeiros de Taquara, tenente David Dias, anunciou, nesta segunda-feira (20), em entrevista à Rádio Taquara, a resolução de um impasse que remonta ao ano de 2013, quando a Câmara de Vereadores doou um caminhão para a corporação. Na época, apesar da compra do veículo, faltava a instalação do tanque no caminhão, compromisso assumido pelo governo do Estado. Mas, a administração gaúcha, sempre alegando crise financeira, não tinha feito o investimento até hoje. Dias anunciou que foi possível conseguir uma verba de aproximadamente R$ 500 mil junto ao governo, recuperada dos processos de participação popular, para encaminhar a instalação do tanque, que deverá estar concluída até o final de fevereiro.

Segundo Dias, o uso desta verba no caminhão foi uma de suas metas quando foi convidado a retornar de Porto Alegre, no ano passado, para assumir o comando dos bombeiros de Taquara. A partir desse recurso, os bombeiros encaminharam junto ao Estado o processo licitatório e uma empresa de Lajeado foi vencedora. Agora, os bombeiros estão providenciando a documentação para que o caminhão possa ser levado até a sede da empresa, a fim de que se faça a instalação do tanque e todos os demais equipamentos necessários ao atendimento de ocorrências. Dias informou que a previsão é de que até o final do próximo mês o veículo seja entregue à corporação e disponibilizado para o uso.

O veículo não se deteriorou muito nos últimos anos e o comandante afirmou que teve sempre todo o cuidado pelos bombeiros, além de que não ocorreram alterações significativas em peças por parte da montadora, a Volkswagen. Por ser um caminhão novo, se tornará o primeiro de combate a incêndios e atendimento de ocorrências dos bombeiros, uma vez que o atual veículo prioritário tem mais de 20 anos de uso. Dias comentou que a expectativa, com o novo veículo, é diminuir a exigência de manutenções dos veículos, que atualmente consomem muitos recursos.

Quartel na antiga Beira Rio

O comandante do Corpo de Bombeiros também se manifestou sobre a recente proposta da Prefeitura de Taquara de instalar uma unidade avançada do Corpo de Bombeiros no antigo prédio da Calçados Beira Rio. Dias vê como positiva a vontade política da administração municipal, avaliando que o local pontuado fica próximo de bairros que concentram a maior parte das ocorrências atendidas, como Mundo Novo, Santa Teresinha, Empresa, entre outros. Disse que, caso concretizada a unidade, ficaria no local um caminhão para o primeiro atendimento, junto com toda a equipe para a chamada primeira resposta.

Conforme Dias, não seria realizada uma desativação do quartel junto à ERS-115, pois este conta com toda a estrutura para o serviço dos bombeiros, inclusive o atendimento aos registros dos programas de prevenção de incêndio e alojamento. O que funcionaria é uma estrutura avançada, que exige reformas a serem custeadas pela prefeitura. Além disso, o atual efetivo dos bombeiros não daria conta de abrir esta unidade, o que também demandaria contratação de servidores civis pela administração taquarense. O assunto, segundo Dias, está sendo encaminhado pela prefeitura com o governo do Estado.

Assista a entrevista com o comandante Dias:

>> Deixe sua opinião: