Geral
  COMERCIANTES E CONSUMIDORES

Comunicação entre comerciantes e consumidores foi pauta de palestra promovida em Rolante

Palestra foi a primeira de várias que devem ser promovidas pelo Procon e o departamento de Indústria e Comércio de Rolante
Fotos: Divulgação/Jessé Teixeira

Com o objetivo de melhorar a comunicação entre comerciantes e consumidores do Município, o Procon de Rolante e o departamento de Indústria e Comércio promoveram, na última terça-feira (14), a palestra sobre “Direitos do Consumidor para Vendas”. A explanação, ocorrida no Salão de Atos da Escola Sagrada Família, foi mediada pelo advogado e ex-Diretor Executivo do Procon/RS, Lucas Fuhr.

Durante a palestra, Fuhr falou sobre a relação de consumo entre comerciantes e consumidores, com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC), apontando diversos exemplos de como melhor conduzir a comunicação entre as partes e resolver os conflitos.

“Respeitar o Código de Defesa do Consumidor será sempre vantajoso e pode ser feito de duas maneiras: tratar o problema quando ele bate à porta ou prevenindo conflitos a partir de mudanças de mentalidade,” explica Fuhr.

O coordenador da Agência FGTAS/Sine e diretor do Procon Municipal, Adão Kolowski, evidenciou que o evento teve êxito em estreitar relações entre o órgão e o comércio local, destacando o que diz no CDC em relação a um dos objetivos das unidades do Procon.

“Educação e informação de fornecedores e consumidores quanto aos seus direitos e deveres, com vistas à melhoria do mercado de consumo”, reforça Adão.

Falando sobre esta aproximação, o diretor da Indústria e Comércio de Rolante, Gustavo Rosa, declarou que a palestra foi a primeira de várias que devem ser desenvolvidas através da parceria entre Procon e o departamento, com o intuito de auxiliar a desenvolver e melhorar as boas práticas voltadas para o comércio de bens e serviços.

A coordenadora de Gestão Estratégica do Procon/RS, Bárbara Ramos, parabenizou os fornecedores que participaram da palestra, interessados em aprender boas práticas nas relações de consumo, bem como ao Procon de Rolante e entidades lojistas pela oportunidade de dialogar e levar conhecimentos aos empreendedores.

Por parte do comércio, o gerente das Lojas Becker, Gilberto Albuquerque Corrêa, parabenizou a iniciativa.

“Importante esta iniciativa da direção do FGTAS/Sine, Procon e departamento de Indústria e Comércio, trazendo informação e conhecimento para nós do varejo. Este elo tem que ser mantido para que possamos ter mais força e entendimento para poder dar um melhor suporte aos nossos clientes”, fala Corrêa.

O evento contou com a participação de Sandra Munhoz, representando a CDL; Edson Reichert, representando a Acisa; e vários lojistas e prestadores de serviço da cidade.