Geral

Coronavírus: média móvel de casos completa sete dias em queda no Paranhana

Índice alcançou número de 39,6 neste domingo (31).

A média móvel de novos casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus teve, neste domingo (31), o maior período de queda desde dezembro no Vale do Paranhana. Foram sete dias de declínio, segundo os números compilados pela Rádio Taquara. A taxa está em 39,6 registros novos diários na região, segundo o levantamento. Quatorze dias atrás, estava em 54,6 e chegou ao pico de 62,1 em 22 de janeiro.

O cálculo da média móvel foi instituído pelos epidemiologistas para analisar a situação da pandemia em virtude das variações diárias em relação aos casos confirmados pelos órgãos oficiais. É comum, por exemplo, que nos finais de semana os números de novos casos caem significativamente, pois nem todas as prefeituras atualizam os dados. A média móvel, por analisar os números de uma sequência de dias, permite acompanhar a tendência, se a pandemia está em crescimento ou estabilidade.

Na região, o atual índice da média móvel representa 27% de redução em relação ao dado de 14 dias atrás. Já em relação aos últimos sete dias, a queda é de 17%. Movimentações acima de 15%, seja negativa ou positiva, os epidemiologistas consideram redução ou aumento no ritmo da pandemia. Até 15%, as movimentações são consideradas estabilidades. É possível dizer, portanto, que neste domingo a pandemia apresentava ritmo de redução de contágios no Paranhana.

Nos finais de semana, das seis prefeituras da região, apenas Igrejinha atualiza os boletins epidemiológicos. A administração igrejinhense informou, no sábado (30), o acréscimo de oito novos casos e nenhum no domingo. Ao todo, a região tem 10.684 infecções confirmadas, com 193 pacientes em tratamento; 10.285 curados; e 206 óbitos. Abaixo, os gráficos com todas as informações da pandemia na região.