Geral
  FROTA RENOVADA

Corpo de Bombeiros de Taquara recebe uma nova viatura resgate

Veículo permite que o paciente receba os primeiros atendimentos até chegar no hospital
Fotos: Alan Jr/Rádio Taquara

Na última sexta-feira (22), o Corpo de Bombeiros de Taquara recebeu uma nova viatura resgate, um tipo de ambulância com modernos equipamentos para atendimento das mais diversas ocorrências. A entrega oficial do veículo, solenidade que contou com a presença da prefeita Sirlei Silveira e outras autoridades municipais, ocorreu durante o 1º Taquara Campo, evento cultural realizado em comemoração aos 136 anos do Município.

De acordo com o comandante da corporação de Taquara, tenente Waldemar David Pereira Dias, a viatura foi adquirida com recursos oriundos da Câmara de Vereadores, R$ 362 mil economizados e repassados à administração municipal, e adaptada pela empresa TCA Transformações Veiculares, totalizando um investimento de R$ 417 mil. “Esse veículo é zero quilômetro e tem o que há de mais moderno hoje no mercado de resgates. E ele foi adaptado pela empresa TCA, de Erechim, que é o maior fabricante brasileiro de veículos desse segmento”, conta tenente Dias.

A nova viatura resgate vai se somar à frota do quartel de Taquara, composta atualmente por uma viatura resgate, três caminhões de combate a incêndio, um caminhão auto escada, duas caminhonetes tracionadas para busca em mato, combates a incêndio florestal; e dois veículos leves, para vistorias e inspeção de prevenção a incêndios. “É uma frota bem grande pra suprir a demanda da comunidade. Na área de incêndios e acidentes nós atendemos somente em Taquara e apoiamos as cidades do entorno. Mas na área de vistorias nós atendemos cinco municípios – Riozinho, Rolante, Igrejinha, Três Coroas e Taquara, numa média de 20 pessoas por dia, trazendo planos de prevenção e solicitando vistorias”, relata o comandante do Corpo de Bombeiros de Taquara.

Em entrevista à Rádio Taquara, para o programa Reserva das Cinco, a sargento Elisa Bischoff explicou que a nova viatura resgate é equipada com oxigênio, monitor cardíaco, medidor de pressão e de oxigênio no sangue, além de outros equipamentos que permitem que o paciente receba os primeiros socorros até chegar ao hospital. “Com esta viatura resgate nós estaremos preparados para atender os mais diversos tipos de ocorrências em que a população necessite de um atendimento médico. Seremos capazes de dar esse primeiro atendimento, mais eficiente, até a chegada no hospital”, explica Elisa.

A prefeita Sirlei comemorou essa nova conquista do município, reforçando a importância da parceria entre Executivo e Legislativo, que tem resultado em bons projetos e iniciativas para a população. “Essa conquista foi possível graças à devolução de recursos da Câmara de Vereadores em 2021, que fez suas economias e trabalha em parceira conosco”, comemora a prefeita de Taquara.

Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara