Geral
  QUINZENA MEIO AMBIENTE

Crianças aprendem lições de prevenção e combate à dengue através do teatro em Taquara

Apresentação do espetáculo “Os Três Mosquiteiros” foi uma das ações da Quinzena do Meio Ambiente no Município.
Peça infantil foi realizada no Centro de Eventos da Faccat
Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Cerca de 900 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das escolas municipais de Taquara acompanharam nesta quarta-feira (8) a peça de teatro “Os Três Mosquiteiros: Um por todos e todos contra o mosquito da dengue”. Os pequenos acompanharam o espetáculo, que ocorreu no Centro de Eventos da Faccat e fez parte das ações da Quinzena do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura através das secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, e de Educação, Cultura e Esporte. “Foi uma linda atividade, que mobilizou os nossos pequenos taquarenses a conhecerem os perigos desta doença. É através da educação que poderemos ampliar os esforços de redução de focos do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue”, destaca a prefeita Sirlei Silveira

A peça, realizada pelo grupo Teatro Produção Urbana, é voltada ao público infantil. De forma lúdica, a apresentação trouxe informações sobre os locais onde se encontram os focos do mosquito Aedes aegypti, sintomas da doença e formas de prevenir, como retirar o lixo das ruas e evitar focos de água parada em recipientes. “É uma forma de trabalhar a educação ambiental com os alunos. É algo que se faz necessário, principalmente com a questão da dengue e sua alta de casos recentes. As crianças se tornam multiplicadores do conteúdo apresentado, mobilizando seus familiares e amigos a tomarem os devidos cuidados”, conta o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler.

A coordenadora ambiental da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Luciana Martins, ressaltou no encontro a importância do trabalho em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente para a realização da quinzena, através do convite de alunos das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Comvidas), que chamaram turmas que auxiliam nas práticas ambientais da escola, para educar as crianças sobre como prevenir a dengue em suas casas. “Foi uma ação de extrema importância com as crianças. A arte se torna uma grande aliada na parte de educar os pequenos. Percebemos a animação deles ao longo do espetáculo. Se divertiram muito e acredito que agora estão sensibilizados em combater a criação de focos do mosquito”, ressalta.

Próximas ações da Quinzena do Meio Ambiente

Iniciada no dia 30 de maio, a programação da Quinzena do Meio Ambiente segue até este sábado (11). Nesta quinta-feira (9), está sendo realizada a ação Pegada Ecológica e Mapeamento de Resíduos, feitas pelos alunos das Comvidas de cada uma das 45 escolas de Taquara participantes do projeto. Os estudantes vão recolher resíduos descartados nas ruas próximas de suas escolas, e farão a indicação de entulhos para o recolhimento por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Além disso, também haverá a revitalização do canteiro de entrada na Picada Francesa, em parceria com os alunos da Comvida da Escola Municipal de Ensino Fundamental Calisto Eolálio Letti com o Espaço Socioambiental Nara Mattos. 

Na sexta-feira (10), haverá o lançamento do material Rios e Cursos Hídricos de Taquara, feito pela Secretaria de Meio Ambiente, que também realizará no sábado (11) uma ação de panfletagem e cadastros para a castração de animais nos bairros, encerrando a programação da quinzena.