
No mês de junho, a prefeitura de Taquara irá disponibilizar mais uma forma para a comunidade ampliar seus conhecimentos ou mesmo iniciar uma nova qualificação na área do artesanato, o curso gratuito de “Tingimento e Pintura em Tecido”.
Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e pelo Sindicato dos Produtores Rurais Paranhana Sinos, com o apoio da Diretoria de Cultura de Taquara, o curso visa possibilitar, além da capacitação, nova fonte de renda para as famílias.
De acordo com a prefeitura de Taquara, o curso será ministrado pela artista plástica e instrutora do Senar-RS, Cleci Bordignon, e terá uma carga horária de 40 horas e entrega de certificados aos participantes.
O conteúdo programático do curso abrange tingimento a quente e frio, com corantes naturais e químicos, tingimento com bloqueios (batique), criação e confecção de peças de vestuário e acessórios, como canga, echarpe e bolsas, confecção de peças de decoração, como almofadas e quadros, pintura em moldes, pintura a mão livre (sombreado e porcelanizado), pintura com utilização de carimbos elaborados com material alternativo como folhas e legumes, confecção de peças de enxoval.
O curso de “Tingimento e Pintura em Tecido”, que envolve ainda temas relativos a aspectos de comercialização e mercado, preservação do meio ambiente e higiene e segurança do trabalho, ocorrerá de 7 a 11 de junho, das 8h às 17h, na Diretoria de Cultura de Taquara (localizada na rua Nelson Renck, 2957). Interessados deve fazer a sua inscrição pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone (51) 3541-9200, ramal 293.


